segunda-feira, 25 de abril de 2016

Passagem de tornado por São Miguel das Missões fez veículo voar virando sucata



A força registrada pelo tornado que atingiu parte do perímetro urbano e interior do município de São Miguel das Missões, na tarde de domingo (24), mostra a destruição provocada pelo fenômeno.

No interior do município, localidade do Rincão dos Moraes, uma residência foi totalmente arrancada, e o veículo de propriedade do morador acabou voando, segundo ele. O carro foi jogado há vários metros da casa. Os danos foram totais, e somente servirá para sucata.

O fenômeno que assustou a cidade de 7,7 mil habitantes de São Miguel das Missões, no noroeste do Estado, na noite de domingo, foi um tornado. A confirmação é da meteorologista Patrícia Vieira, da Somar Meteorologia, que analisou fotos e vídeos gravados por moradores.

— É comum em estações de transição, como o outono — afirmou à especialista.

Forte tempestade, o tornado tem como principal característica uma nuvem em forma de funil (o que é possível ver nas imagens) em direção ao solo. Não há informações oficiais da velocidade a que chegaram as rajadas de vento que destelharam cerca de 70 casas, um CTG, um hospital e um museu arqueológico de São Miguel das Missões, mas, segundo Patrícia, os ventos giratórios do tornado podem alcançar de 110km/h a 500km/h.

Mesmo com pequeno diâmetro (centenas de metros até dois quilômetros) e curta duração (de minutos a meia hora), é considerado o fenômeno atmosférico mais devastador.

— O tornado é um dos fenômenos naturais mais bonitos e ao mesmo tempo mais destrutivos da natureza. Sempre que ouvimos falar que um tornado foi visto em algum lugar do mundo, quase sempre se fala em casas destruídas, árvores arrancadas e até mesmo mortes — afirma a meteorologista.


RADIOCIDADESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário