sexta-feira, 22 de abril de 2016

INUSITADO - O dia que um tesouro foi desenterrado em Tiradentes do Sul


INUSITADO - O dia que um tesouro foi desenterrado em Tiradentes do Sul
   Local onde o “guardado” teria sido encontrado, em Barra Funda. Foto: Três Passos News

Encontrar um tesouro enterrado em uma estrada parece algo impossível, mas é o que teria acontecido com um operador de trator de esteira, em Tiradentes do Sul. Há aproximadamente 46 anos, o funcionário municipal conhecido por “Schmitão” teria encontrado um pote com moedas esterlinas dentro de uma panela de barro quando alargava a estrada (foto) que margeia o rio Uruguai, em Barra Funda, naquela época pertencente ao município de Três Passos.

O caso curioso é contado até hoje por um morador da cidade Três Passos, de 88 anos, ex-proprietário da terra onde o guardado teria sido achado e ainda instiga a imaginação de moradores na região. Em junho de 2014, a reportagem do Três Passos News conversou com o morador em sua residência, onde mora com a esposa de 84 anos.

Segundo o morador, o achado chamou a atenção das autoridades que se deslocaram até o local, entre elas, um coronel que ordenou que um grupo de soldados escavasse a área à procura de mais guardados. Por vários dias, os soldados escavavam, mas o buraco não aumentava. “Foi que desistiram, não sei se acharam alguma coisa, mas não apareceram mais”, contou. Quanto ao destino das moedas, mais tarde, o operador teria lhe contado que as tinha trocado por terras em Alto Uruguai.

Ainda segundo o morador, ao arar a terra com arado de bois, era comum desenterrar panelas de barros, que acabavam quebrando. Ele próprio encontrou uma panelinha de barro com pequenas pedras brilhosas, e também duas moedas de 200 gramas, uma de ouro e outra de prata. Na época, a família não deu muita importância. Boa parte foi levada por padres de Três Passos com a promessa de ser examinada. Com o passar dos anos, restaram apenas uma pedra de cor escura e pesada e um pedaço de colher. As pedras que seriam de valor nunca mais retornaram, teriam sido doadas a um museu de Porto Alegre, disseram-lhe os religiosos.

Pai de oito filhos, o ex-morador de Barra Funda vendeu a propriedade há 37 anos e há 22 reside na cidade de Três Passos. Ele acredita que as panelas de barro encontradas em sua propriedade podem ter sido enterradas por jesuítas e indígenas das Missões antes de atravessarem o rio Uruguai para a Argentina ou, então, por moradores da Vila de Alto Uruguai que fugiam das revoluções. Após quarenta e cinco anos, próximo ao local existe uma escola desativada que virou moradia, o “Schimitão” já é falecido e a maioria dos moradores daquela época não vive mais, mas a história de um tratorista que desenterrou um tesouro na estrada continua sendo contada de pai para filho e virou uma lenda em Tiradentes do Sul.


Fonte: Três Passos News

Nenhum comentário:

Postar um comentário