segunda-feira, 25 de abril de 2016

Hospital de Caridade de Santiago está sem o soro utilizado em pessoas mordidas por cobras



O Hospital de Caridade de Santiago (HCS) está preocupado com o fim do estoque de soro antibotrópico, utilizado em pessoas vítimas de mordidas de cobras. O HCS era uma das únicas instituições de saúde que ainda possuía o medicamento que garante a sobrevivência da pessoa ferida. Sem o medicamento, a vítima da mordida pode morrer poucas horas após o veneno entrar em contato com o organismo. Não há, na região, nenhum outro Hospital com o soro antibotrópico. O medicamento teria se esgotado também no Hospital Universitário de Santa Maria.

Em época que é comum a aparição de cobras, inclusive na área urbana, e devido a falta do soro, a médica Sônia Nicola recomendou, em entrevista na Rádio Santiago, que as pessoas fiquem atentas, especialmente os trabalhadores do campo. O uso de roupas adequadas e de botas, que protejam as pernas, principal alvo da mordida, pode evitar uma tragédia.

Ainda, segundo a médica, não há previsão da chegada do soro que é disponibilizado pela Secretaria Estadual da Saúde através do Ministério da Saúde. O medicamento, que é produzido pelo Instituto Butantan em São Paulo, está em falta em várias instituições hospitalares do país.


BLOG DO RAFAEL NEMITZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário