quarta-feira, 27 de abril de 2016

Deputado apresenta projeto para que presos paguem ou trabalhem para custear gastos na cadeia



Projeto que tramita na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul prevê que presos paguem ou trabalhem para custear a permanência nas prisões. A matéria é de autoria do deputado estadual, Marcel van Hattem, do Partido Progressista. Hoje pela manhã, 26, ele concedeu entrevista na Rádio Progresso e explicou que a relatoria do projeto está a cargo do deputado Elton Weber, do PSB.

Para Marcel van Hattem, a sociedade paga duas vezes com o preso, ou seja, quando a pessoa é assaltada ou alvo de outro delito já tem prejuízo, e após precisa custear a detenção do bandido, pois é dos impostos descontados que sai o dinheiro para manter o preso na cadeia. Segundo o parlamentar, o trabalho para o preso é interessante, pois além dele próprio produzir renda, também pode se ressocializar e reduzir o tempo de prisão.

Marcel van Hattem esclarece que cada detento custa entre mil e 600 e 2 mil reais por mês no Rio Grande do Sul, custo semelhante de um Policial Militar no início de carreira. No entanto, o deputado estadual lembra que também caberá ao governo gaúcho oferecer oportunidades para o preso trabalhar. Nesse sentido, ele defende parcerias público/privada, para que empresas ofertem vagas de trabalho. Em resumo, o deputado Marcel van Hattem quer que o detento, se tiver condições financeiras, pague a estadia na cadeia e se não possuir dinheiro, então que trabalhe.


Fonte: RPI – Rádio Progresso de Ijuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário