sexta-feira, 29 de abril de 2016

Presidente do Hospital de Caridade de Três Passos fala sobre dificuldades enfrentadas, pedido de demissão do corpo clinico e desvios ocorridos a 5 anos



Na manhã desta sexta-feira, 29, o presidente do Hospital de Caridade de Três Passos, Ademir Dreier concedeu entrevista à Rádio Alto Uruguai, e esclareceu várias dúvidas referente ao pedido de demissão que foi encaminhado pelos médicos da UTI logo no início da semana.

A carta de demissão contem cinco alegações para essa decisão, ausência de contrato legal de prestação de serviço; falha na elaboração dos contratos após inúmeras reuniões; ausência de reajuste salarial conforme índices de reposição inflacionária (último reajuste em janeiro de 2014); atraso nos pagamentos dos vencimentos (quatro parcelas da negociação dos vencimentos de abril e maio de 2015, e janeiro, fevereiro e março de 2016); além de considerar que o trabalho dos profissionais é presencial, 24 horas diárias, já que os médicos rotineiros estão em horário comercial; e considerando a incerteza e falta de perspectiva da regularização dos pagamentos dos vencimentos em atraso.

Segundo o presidente do hospital, está sendo buscada a solução para a situação salarial junto aos médicos, ele cita que o hospital passa por dificuldades a vários anos já e que existe credito para receber junto a União no valor de R$ 1.170.000,00.

Ademir destaca como forma de tranqüilizar a comunidade, que a UTI está funcionando de forma normal e só restam paralisados os atendimentos eletivos sem urgência.

Segundo Dreier  o hospital sofre com o aumento dos contratos e serviços que passam de 9 milhões. Ele acredita que se o Estado pagar o que deve, em poucos meses o hospital fica em dia com a situação dos atrasos nos salários dos médicos e a folha salarial dos funcionários.

Outro ponto destacado na entrevista foi o fato de a Amuceleiro estar prestando todo o apoio aos hospitais da região que assim como Três Passos estão passando por dificuldades, são eles hospital de Crissiumal, Tenente Portela e Santo Augusto.

Dia 09 de maio está marcado uma mobilização por parte da Amuceleiro junto ao Governo do Estado, buscando pressionar o repasse das pendências para os hospitais.

Sobre os desvios de dinheiro que ocorreram a mais de cinco anos, Ademir Dreier destaca que “se esse dinheiro não tivesse saído, o hospital não estaria nessa situação”. Ele diz que não tem acesso ao andamento do processo e diz que falta pressão da comunidade junto ao MP para que o andamento do processo siga de forma acelerada.

Segundo o presidente “esse processo fraudulento onde o hospital é vitima, dificulta o andamento de negociações junto a instituições financeiras”.

O hospital nesse momento está sem administrador e espera a  entrada de recursos por parte do Governo do Estado para que haja o imediato repasse para os médicos, para regularizar a situação da UTI. E assim poder focar também em uma reforma administrativa que deve ocorrer dentro do hospital.


Fonte: Rádio Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário