terça-feira, 6 de novembro de 2012

Balneário Camboriú: Centro de eventos terá complexo com esporte e tecnologia

Estrutura terá dois milhões de metros quadrados e será construída às marges da BR-101
Centro de eventos terá complexo com esporte e tecnologia Marcos Porto/Agencia RBS
A área que abrigará o Centro de Eventos fica às margens da BR-101, no entorno do Parque da SanturFoto: Marcos Porto / Agencia RBS

     Um decreto publicado nesta terça-feira pela prefeitura de Balneário Camboriú manifesta interesse público por 27 terrenos no Bairro Nova Esperança. A área fica às margens da BR-101 no entorno do Parque da Santur, onde será construído o Centro de Eventos. São dois milhões de metros quadrados – o equivalente a 242 campos de futebol – que devem abrigar um complexo que reunirá esporte, cultura, preservação ambiental e um polo tecnológico e de negócios. 

     A maior parte da área pertence à Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), autarquia do município que detém 300 mil metros quadrados. Outros 108 mil metros quadrados pertencem à Santur. Com o decreto, os proprietários das demais áreas de interesse do município – a maioria, terrenos ainda vazios – ficam impedidos temporariamente de aprovar projetos de construção junto à secretaria de Planejamento. 

     Segundo o secretário da pasta, Auri Pavoni, a escolha de uma nova destinação para a área é uma maneira de reservar espaço para projetos futuros e controlar a especulação imobiliária, que tende a avançar com a desativação das lagoas de tratamento de esgoto da Emasa, que causavam mau cheiro. Entre os projetos do município para a área estão um parque ambiental, um centro municipal de treinamento, com espaços para a prática de esportes, arborização, parque urbano e um polo de tecnologia que deve garantir uma nova matriz econômica para a cidade. 

     – O que queremos é ter uma espécie de plano diretor para aquela área. Hoje Balneário Camboriú depende muito da construção civil, e temos que pensar a cidade daqui a alguns anos – diz Pavoni. 

Primeiro passo 


     Ainda não há data para a conclusão do projeto, e nem previsão de custos. O primeiro passo para a implantação do Complexo, segundo Pavoni, é a construção do Centro de Eventos, cuja obra inicia entre março e maio do próximo ano. 

     O orçamento inicial é de R$ 70 milhões, com R$ 65 milhões de recursos estaduais e o restante da prefeitura de Balneário Camboriú. Ainda este mês deve ser assinado um convênio para execução de projetos complementares, que incluem instalação elétrica e hidráulica.

Fonte: O SOL DIÁRIO
06/11/2012 | 20h02

Nenhum comentário:

Postar um comentário