A gestão estratégica do Hospital de
Caridade de Ijuí (HCI) validada pela Diretoria voluntária da instituição, entra
em uma nova fase, onde os investimentos necessários para melhorar o parque
tecnológico foram garantidos e agora o foco é a educação continuada envolvendo
setores como Desenvolvimento Humano, Enfermagem, Tecnologia da Informação,
Gerências de operações e de serviços com supervisão da diretoria-executiva.
Neste segundo semestre, a primeira
atividade envolveu a maior equipe, a de enfermagem com mais de 500
profissionais, com desenvolvimento de
competências, no sentido de melhorar o gerenciamento de processos, bem como a
prestação de serviços com eficiência, eficácia e efetividade. Na sequência, os
setores que prestam atendimento ao cliente também passaram por treinamentos
ministrados pela psicóloga e enfermeira com especialização em gestão de pessoas
Sônia Arriens Cassel.
A capacitação teve objetivos específicos
como promover a melhoria da qualidade no funcionamento organizacional, bem como
nas relações intra e interpessoais, favorecendo o fluxo da comunicação, a
redução do stress no ambiente de trabalho e a valorização deste pelos
colaboradores. “Mais do que isto, reforçar a autoestima, elevar o nível de
satisfação do trabalho, com consequente prestação de serviços com excelência;
possibilitar aos colaboradores o desenvolvimento de competências e talentos,
além de estimular o potencial criativo, visando descobrir novas possibilidades
para o enfrentamento dos desafios no trabalho”, avalia a psicóloga.
A formatura deste curso de excelência no
atendimento ocorre no próximo dia 26 de novembro, no auditório do HCI com a
participação da diretoria voluntária. “A proposta maior foi estimular as
lideranças a resolver e equacionar as inconformidades e principalmente melhorar
o clima de trabalho deixando os envolvidos em um ambiente mais agradável e
produtivo”, resume a gerente de Recursos Humanos e responsável pelo setor de
desenvolvimento humano Elisabete dos Santos.
A diretoria também autorizou a participação
das principais lideranças em um curso de aperfeiçoamento chamado Coaching e
Mentoring com duração de 53 horas, realizado pelos instrutores Tamára Cecília
Karawejczyk doutora em administração e coach com certificado internacional pela
sociedade brasileira de coaching (SBC/SP) E PELO Cleber Portal psicólogo
clínico e social com ênfase em relações familiares, coach também com
certificação internacional como executive coaching(SBC/SP). A formação em
coaching e mentoring traz para os gerentes e demais líderes de processos uma
ampliação do processo de autoconhecimento e o fortalecimento da construção da
rede de relacionamento.
No mês de setembro, a facilitadora foi a
professora de português do SENAC/Ijuí Claudia Giovana Ferreira da Silva que fez
um trabalho específico de comunicação e redação com um grupo formado
essencialmente por profissionais que atuam no secretariado dos serviços. Na
semana passada, para um auditório lotado, o especialista em administração
estratégica, professor Giancarlo Dari Bottega desenvolveu a oficina sobre gestão
do tempo, quando interagiu com os colaboradores sobre um aproveitamento melhor
na rotina diária de trabalho. Os investimentos em melhoria dos processos já
renderam uma certificação.
“Exatamente este é o ponto que nós
enquanto dirigentes entendemos como primordial para o crescimento da
instituição. Além da melhoria dos processos, queremos também profissionais
motivados e um bom exemplo disto é a Incubadora de Aprendizagem na Enfermagem
que faz toda a diferença no cuidado dos pacientes e reconhecida com a
certificação Top Ser Humano 2012”, avalia o presidente do HCI Claudio Matte
Martins. O presidente adianta que a próxima oficina já está agendada para
o dia 10 de dezembro, quando volta o professor Giancarlo Dari Bottega, para
desenvolver os temas relacionamento interpessoal e desenvolvimento de
liderança, onde foram convidados representantes de todos os setores da
casa hospitalar. “É um investimento que se paga. Mais do que isto, é uma visão
empreendedora da nossa diretoria que acredita no potencial humano como fator
gerador de resultados que visam a excelência”, finaliza o dirigente.
Fonte:
Site do HCI - Hospital de Caridade de Ijuí
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