segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Ijuí: HCI amplia investimentos em treinamentos e capacitações dos colaboradores




     A gestão estratégica do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) validada pela Diretoria voluntária da instituição, entra em uma nova fase, onde os investimentos necessários para melhorar o parque tecnológico foram garantidos e agora o foco é a educação continuada envolvendo setores como Desenvolvimento Humano, Enfermagem, Tecnologia da Informação, Gerências de operações e de serviços com supervisão da diretoria-executiva.

     Neste segundo semestre, a primeira atividade envolveu a maior equipe, a de enfermagem com mais de 500 profissionais, com  desenvolvimento de competências, no sentido de melhorar o gerenciamento de processos, bem como a prestação de serviços com eficiência, eficácia e efetividade. Na sequência, os setores que prestam atendimento ao cliente também passaram por treinamentos ministrados pela psicóloga e enfermeira com especialização em gestão de pessoas Sônia Arriens Cassel.

     A capacitação teve objetivos específicos como promover a melhoria da qualidade no funcionamento organizacional, bem como nas relações intra e interpessoais, favorecendo o fluxo da comunicação, a redução do stress no ambiente de trabalho e a valorização deste pelos colaboradores. “Mais do que isto, reforçar a autoestima, elevar o nível de satisfação do trabalho, com consequente prestação de serviços com excelência; possibilitar aos colaboradores o desenvolvimento de competências e talentos, além de estimular o potencial criativo, visando descobrir novas possibilidades para o enfrentamento dos desafios no trabalho”, avalia a psicóloga.

     A formatura deste curso de excelência no atendimento ocorre no próximo dia 26 de novembro, no auditório do HCI com a participação da diretoria voluntária. “A proposta maior foi estimular as lideranças a resolver e equacionar as inconformidades e principalmente melhorar o clima de trabalho deixando os envolvidos em um ambiente mais agradável e produtivo”, resume a gerente de Recursos Humanos e responsável pelo setor de desenvolvimento humano Elisabete dos Santos.

     A diretoria também autorizou a participação das principais lideranças em um curso de aperfeiçoamento chamado Coaching e Mentoring com duração de 53 horas, realizado pelos instrutores Tamára Cecília Karawejczyk doutora em administração e coach com certificado internacional pela sociedade brasileira  de coaching (SBC/SP) E PELO Cleber Portal psicólogo clínico e social com ênfase em relações familiares, coach também com certificação internacional como executive coaching(SBC/SP). A formação em coaching e mentoring traz para os gerentes e demais líderes de processos uma ampliação do processo de autoconhecimento e o fortalecimento da construção da rede de relacionamento.

     No mês de setembro, a facilitadora foi a professora de português do SENAC/Ijuí Claudia Giovana Ferreira da Silva que fez um trabalho específico de comunicação e redação com um grupo formado essencialmente por profissionais que atuam no secretariado dos serviços. Na semana passada, para um auditório lotado, o especialista em administração estratégica, professor Giancarlo Dari Bottega desenvolveu a oficina sobre gestão do tempo, quando interagiu com os colaboradores sobre um aproveitamento melhor na rotina diária de trabalho. Os investimentos em melhoria dos processos já renderam uma certificação.

     “Exatamente este é o ponto que nós enquanto dirigentes entendemos como primordial para o crescimento da instituição. Além da melhoria dos processos, queremos também profissionais motivados e um bom exemplo disto é a Incubadora  de Aprendizagem na Enfermagem que faz toda a diferença no cuidado dos pacientes e reconhecida com a certificação Top Ser Humano 2012”, avalia o presidente do HCI Claudio Matte Martins.  O presidente adianta que a próxima oficina já está agendada para o dia 10 de dezembro, quando volta o professor Giancarlo Dari Bottega, para desenvolver os temas relacionamento interpessoal e desenvolvimento de liderança, onde foram convidados representantes de todos os setores da  casa hospitalar. “É um investimento que se paga. Mais do que isto, é uma visão empreendedora da nossa diretoria que acredita no potencial humano como fator gerador de resultados que visam a excelência”, finaliza o dirigente.

Fonte: Site do HCI - Hospital de Caridade de Ijuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário