Eliane Brum, jornalista, escritora e
documentarista.
Ganhou mais de 40 prêmios nacionais e
internacionais de reportagem. É autora de um
romance - Uma Duas (LeYa) - e de três livros de
reportagem: Coluna Prestes – O Avesso da Lenda
(Artes e Ofícios), A Vida Que Ninguém Vê
(Arquipélago Editorial, Prêmio Jabuti 2007) e
O Olho da Rua (Globo). E codiretora de dois
documentários: Uma História Severina e Gretchen
Filme Estrada. (Foto: ÉPOCA)
ELIANE BRUM - 26/11/2012
10h17 - Atualizado em 26/11/2012 15h09
No início de outubro,
a carta de um grupo de guaranis caiovás de Mato Grosso do Sul provocou uma
mobilização, em vários aspectos inédita, na sociedade brasileira. No texto
(escrevi sobre isso aqui),
os índios, ameaçados de despejo por ordem judicial, declaravam: “Pedimos ao
Governo e à Justiça Federal para não decretar a ordem de despejo/expulsão, mas
decretar nossa morte coletiva e enterrar nós todos aqui”. A carta foi divulgada
pelo Twitter e pelo Facebook, gerando uma rede de solidariedade e de denúncia
das violências enfrentadas por essa etnia indígena. Desta rede, participaram –
e participam – milhares de brasileiros urbanos. Para muitos deles, este foi o
primeiro contato com o genocídio guarani caiová, apesar de o processo de
extermínio da etnia ter se iniciado muito tempo antes. De repente, pessoas de
diferentes idades, profissões e regiões geográficas passaram a falar
diretamente com as lideranças indígenas, no espaço das redes sociais, sem
precisar de nenhum tipo de mediação. E de imediato passaram a ampliar suas
vozes. A partir dessa rede de pressão, as instituições – governo federal,
congresso, judiciário etc – foram obrigadas a colocar a questão na pauta.
Depois de dias, em alguns casos semanas, a imprensa repercutiu o que ecoava nas
redes. Alguns dos grandes jornais enviaram repórteres para a região, colunistas
escreveram artigos com diferentes pontos de vista. O movimento de adesão à
causa guarani caiová nas redes sociais – sua articulação, significados e
consequências – é um fenômeno fascinante. E, por sua força e novidade, traz com
ele uma série de questões que possivelmente precisem de muito tempo para serem
respondidas – e que não têm uma resposta só.
Esta coluna se
propõe a pensar a principal marca desse movimento: a adesão pelas hashtags“#SouGuaraniKaiowa”/“#SomosTodosGuaraniKaiowa”
e pelo acréscimo de “Guarani Kaiowa” ao primeiro nome das pessoas no Twitter e
no Facebook. Exemplo: “Luísa Molina Guarani Kaiowa”.Hashtag é,
na prática, uma espécie de slogan usado para marcar uma posição compartilhada e
replicada, indexada pelos mecanismos de busca e medida nos “trending topics”
(frases mais publicadas) do Twitter. Sempre começa por “#” e não admite
separação das palavras. Nas redes sociais, a grafia de guarani caiová obedece à
forma como os indígenas escrevem a sua língua no cone sul – com “k” e “w”, em
vez de “c” e “v”.
A frase-conceito “Sou
Guarani Kaiowa” se disseminou nas redes sociais e multiplicou-se em vídeos no
YouTube. Até mesmo Mia Couto, grande escritor moçambicano, declarou em vídeo,
ao passar pelo Brasil semanas atrás: “Venho de muito longe, mas não há longe em
uma situação em que um povo está sujeito ao genocídio. Portanto, neste aspecto,
eu também sou guarani caiová, sou brasileiro e estou sendo vítima do mesmo
genocídio. Não posso ficar calado”.
Algumas pessoas –
tanto públicas quanto anônimas – desqualificaram essa marca como modismo.
Consideraram ridículo o fato de brasileiros urbanos e não índios se apresentarem
como guaranis caiovás nas redes sociais. Outras querem entender o que isso
significa, o porquê de alguém, afinal, passar a dizer que também é índio e
colocar o nome da etnia como sobrenome nas redes. Vários leitores têm me
indagado neste sentido, com o propósito tanto sincero quanto legítimo de
compreender um fenômeno recente do país em que vivem.
A questão é mais
complexa do que pode parecer a princípio: afinal, o que é ser ou o que torna
alguém um alguém? O que seria, por exemplo, ser brasileiro e o que torna alguém
brasileiro? No caso das redes sociais, o que significaria este “Sou Guarani
Kaiowa”? Penso que, diante do novo – ou mesmo do velho –, o primeiro movimento
para começar a compreender algo é escutar, com muita atenção. Neste caso, o que
dizem aqueles que anunciam, de diferentes lugares geográficos e simbólicos:
“Sou Guarani Kaiowa”.
Para as primeiras
pistas sobre essa questão, convidei pessoas que participaram dessa mobilização
nas redes sociais a darem seus depoimentos aqui: Luísa Molina, Eduardo Viveiros
de Castro, Marcia Tiburi, Idelber Avelar, Pádua Fernandes, Rita Almeida e
Marina Silva. Ou, conforme seus nomes no Twitter: @lupontesmolina, @nemoid321,
@marciatiburi, @iavelar, @paduafernandes, @ritacaalmeida e @silva_marina. Eles
são alguns entre os milhares que ajudaram a construir os sentidos dessa marca.
Sentidos que, claro, seguem em construção.
A seguir, eles
respondem a duas perguntas: 1) O que
significa dizer nas redes sociais “Sou Guarani Kaiowa”, assim como acrescentar
“Guarani Kaiowa” ao próprio nome?; 2) Por que há um movimento tão forte e
abrangente nas redes sociais neste momento, quando o processo de genocídio
dessa etnia indígena vem ocorrendo há décadas?
Luísa Molina, @lupontesmolina, antropóloga, 24 anos, Brasília:
1) “Tenho 1.352 amigos no Facebook. Quase uma multidão virtual. Se
hipoteticamente eu os reunisse na Praça dos Três Poderes, em Brasília, e
vestisse uma camisa, carregasse uma bandeira ou mesmo escrevesse no meu rosto ‘Guarani
Kaiowa’, haveria tanto estranhamento, tanta reação adversa e alheia ao
propósito do meu ato, como há quando mudo o meu nome para ‘Luísa Molina Guarani
Kaiowa’ naquela rede social?
Não. E a resposta para isso é muito simples: todos estão acostumados com multidões na Praça dos Três
Poderes, camisetas, bandeiras e rostos pintados. Há quantas décadas se vê nas
ruas, nas notícias e até nos livros de história manifestações dessa forma? Está
nesse caráter ‘costumeiro’, que para mim virou um vício da forma,
um dos elementos principais para o estranhamento e as críticas sobre o novo
ativismo que têm emergido nos últimos anos, e o lugar das redes no envolvimento
de pessoas com ‘causas’ diversas. Mas não se deve concluir daí que uma forma
deva ou vá substituir a outra; notemos apenas que algo novo está surgindo – é
inegável.
E, felizmente, não é apenas na forma ou nos espaços (praça
pública ou rede social) de agir que essa renovação está se dando. Firmar junto
ao meu nome e afirmar em meio à multidão virtual ‘Eu sou Guarani Kaiowa’ ou
‘Somos todos Guarani Kaiowa’ é, para mim, a manifestação de uma nova ideia,
ainda embrionária, por trás do envolvimento com o que se chama de ‘questões
sociais’. Não é uma identidade (eu, branca, agora ‘índia de butique’). É justamente
a dissolução de uma barreira velha, produto de outro vício muito arraigado: a
redução da reflexão sobre diversidade ao problema da identidade. Este é um
ponto crucial para que se entenda o propósito por trás dessas fortes sentenças
‘eu sou’, ‘somos todos’. É com essa força que, com responsabilidade,
‘brincamos’ – para que aqueles que só veem cara, vejam milhares de caras então,
como os tantos Guy Fawkes que apareceram em V de Vingança e se proliferaram em
grandes manifestações mundo afora. É preciso entender que, neste momento, não é
a identidade que importa: os caiovás continuam se entendendo e querendo ser
caiovás, e eu continuo sendo branca, sem pretensões de ‘virar índia’, e
continuo não tendo pistoleiros à minha porta.
E não preciso ter pistoleiros no quintal para sentir o impacto
de saber o que os guaranis caiovás vivem há tanto tempo. Como não preciso ser
negra para defender cotas raciais. Equacionar ‘ser’ para ‘poder’, desta forma,
além de empobrecer nosso pensamento, nos separa, coloca ‘cada um no quadrado’
de sua identidade e, assim, nos enfraquece. A meu ver, ao afirmar ‘eu sou’,
‘somos todos’, nós conseguimos, em grande medida, inverter essa lógica. E, para
mim, usá-la no Facebook é como abordar a política como algo que se faz no cotidiano:
pois firmando e afirmando ‘sou Guarani Kaiowa’ eu me posiciono e posso, a
partir daí, dialogar com outros. Minha esperança é de que essa nova ideia de
‘somos todos’ derrube de vez o apego aos ícones e às bandeiras – frutos do
velho problema da identidade e da separação das causas.”
2) A resposta pode partir do próprio histórico do genocídio: a ação
violenta dos brancos do Mato Grosso do Sul, do governo federal (pelo SPI –
Serviço de Proteção aos Índios – e mais tarde pela Funai) e do governo local
fortaleceram uma postura e um imaginário anti-indígena que vigora até hoje, em
maior ou menor grau, a depender da região. E também não é de hoje que o
desenvolvimentismo do Brasil atropela o modo de vida de minorias. Além de, na
prática, minar e eliminar os indígenas por não vê-los como sujeitos de
direitos, e sim como obstáculos para o projeto de nação, o discurso oficial e
os seus veículos midiáticos sempre blindaram a possibilidade de se expor de
modo democrático e responsável a realidade e o ponto de vista das
minorias.
Acredito que essa barreira está sendo furada pelas redes
sociais. As múltiplas possibilidades de compartilhar informação permitem,
agora, que vozes antes restritas a pequenos grupos circulem amplamente e
transponham, inclusive, as fronteiras do país, alcançando outros sujeitos com
os quais os indígenas podem dialogar e agir junto. E assim foram realizados
dezenas de atos de apoio aos guaranis caiovás, no Brasil e no exterior. Isso
não quer dizer, necessariamente, que haja mais consciência hoje sobre a
situação dos povos indígenas no Brasil, ou que a população, em geral, esteja
mais sensível aos direitos desses sujeitos. Mas acredito que avançamos em
termos de possibilidade de informação, apreensão e ação com a participação cada
vez mais ampla das pessoas nas redes sociais e das redes sociais na política do
dia a dia.”
Marcia Tiburi, @marciatiburi, 42 anos, filósofa e escritora:
1) “Significa, a meu ver, o ato de
solidarizar-se com aqueles que são socialmente injustiçados. Os conservadores tratarão
isso como ‘modinha’, pois sabem que a solidariedade é perigosa para um sistema
baseado na competitividade. A solidariedade não é uma aliança com o
simplesmente igual, mas o desejo da diferença, em nome da diferença. Atitudes
como essa manifestam um outro desejo, o de fazer comunidade com o diferente.
Não com o igual. Em outras palavras, não se trata de defender o próprio direito
apenas, mas o direito dos outros com os quais as pessoas se relacionam por ‘não
identidade’, mas, ao mesmo tempo, identificando-se com a causa. A meu ver isso
é um avanço em nossa sociedade. Assim, as pessoas assumem o nome como quem usa
uma tarja, um panfleto de admiração, respeito e de horror à injustiça.”
2) “Somente agora, depois de 30 anos da
Abertura política, os brasileiros começam a sentir que podem pensar diferente.
Que é possível também dizer o que se pensa quando se faz crítica social. Antes,
as condições para a exposição da própria opinião eram ainda mais apavorantes do
que hoje. Se hoje há uma ditadura capitalista que se apresenta toda
escamoteada, antes havia uma ditadura militar, o que tornava tudo pior. Creio
que estejamos entendendo que a liberdade de expressão é para todos. E que, numa
democracia, as pessoas podem ficar do lado de quem quiserem.”
Eduardo Viveiros de Castro, @nemoid321, 62 anos, antropólogo, professor do Museu Nacional (UFRJ):
1) “A significação desse gesto é
manifestar solidariedade com alguém, pessoa ou comunidade que precisa de apoio
e não está tendo seu nome, sua causa ou sua dor devidamente divulgados por quem
deveria fazê-lo. É uma forma de protesto, de identificação pública com quem não
está sendo ‘publicado’. Um modo de chamar a atenção para uma pessoa, um povo ou
uma causa que está sendo deliberadamente calado pela mídia, ou está sendo alvo
de uma campanha de difamação. Alguém cujo direito a ser ouvido não está sendo
respeitado pelos poderes constituídos.
Pôr o nome dos guaranis caiovás como parte do seu próprio
identificador nas redes é como carregar uma faixa. Ou como fazer uma tatuagem.
Chamo a atenção para o fato de que a troca de nome entre indivíduos, como modo
de instituir uma relação social entre não parentes, marcar a criação de um laço
de aliança e amizade, era uma prática comum entre os ancestrais dos caiovás, os
povos Tupi-Guarani do século XVI, aqueles que receberam (tão bem, para sua
desgraça) os invasores europeus nas praias do Brasil. Uma das etimologias mais
prováveis da palavra ‘xará’ é o tupi ichê rera,
‘meu nome’, isto é, diz-se de alguém que tem o mesmo nome que eu, porque eu lhe
‘dei’ meu nome e ele me ‘deu’ o seu.
Compartilhamos nomes porque somos um só, somos a mesma pessoa. O
gesto de pôr ‘Guarani Kaiowá’ como parte do próprio nome parece-me assim
especialmente significativo, por essa feliz coincidência de que é (ou foi) uma
prática especialmente significativa para os próprios índios. Chamar-se ‘Fulano
Guarani Kaiowá’ é como pôr os guaranis caiovás como parte da família, ou
melhor, ver-se como parte da família dos guaranis caiovás.”
2) “Não é a primeira vez, diga-se, que a
causa indígena, a tragédia indígena que é a violação sistemática dos direitos
desses povos pelo Estado brasileiro e por seus donos, as elites econômicas e
sociais, é encampada pela opinião pública urbana. A criação do Serviço de
Proteção aos Índios, em 1910, foi resultado mais ou menos direto da indignação
causada por um artigo do diretor do Museu Paulista, Hermann Von Ihering, que
pregava a extinção programada dos índios brasileiros. A criação do Parque
Indígena do Xingu, em 1961, também teve grande apoio popular. Neste último
caso, como aliás no primeiro, o envolvimento positivo da imprensa foi
importante.
O caso agora é inverso. O agronegócio, representado no
Legislativo pela chamada ‘bancada ruralista’ e nos meios de comunicação por
muita gente, é o setor da sociedade brasileira responsável pela campanha
negativa contra os indígenas desencadeada nos últimos meses. O que temos hoje,
portanto, é o poder das redes sociais: a tomada de novos canais de comunicação,
ainda fora do controle imediato do sistema de poder nacional, pelas classes
médias urbanas e por frações significativas das classes populares.
Pela primeira vez, esse povo indígena está conseguindo ser visto
e ser ouvido diretamente por nós, os distraídos, os transeuntes, os
bem-intencionados mas sempre muito ocupados, os cidadãos desse triste Brasil
grande e moderno, que ou não sabíamos o que se passava com esses outros
brasileiros a quem devemos tanto, ou sabíamos mas fingíamos que não sabíamos,
ou sabíamos mas não sabíamos que podíamos fazer alguma coisa a respeito. Agora
sabemos.”
Idelber Avelar, @iavelar, 44 anos,
professor de literatura na Universidade Tulane, em Nova Orleans, Estados
Unidos:
1) “É um gesto bonito, porque pressupõe
uma identificação com o outro, uma tentativa, ainda que mínima e simbólica, de
colocar-se no lugar do outro. É como se estivessémos dizendo: enquanto estas
atrocidades estiverem sendo perpetradas contra os guaranis, todos, inclusive os
que lucram com elas, se tornam menos humanos. Lembremos que é um gesto que tem
certa tradição na canção brasileira (ver, por exemplo, ‘Tubi Tupy’, de Lenine,
ou várias canções de Caetano, entre elas ‘Sou você’, ‘Eu sou neguinha’ e ‘O
quereres’). Tem também larga história nos movimentos de solidariedade à
Palestina, que foi onde eu o encontrei pela primeira vez. A crítica que
normalmente se faz, a de que é uma ‘moda’ que arrasta gente que ‘não sabe nada’
sobre a causa, é tola: o gesto é, também, uma porta de entrada para que muita
gente se informe sobre a desesperadora situação no Mato Grosso do Sul.”
2) “É verdade que o genocídio está
acontecendo há décadas (há séculos, poderíamos dizer), mas também é verdade que
a situação se deteriorou muito nos últimos dois anos, se não no aspecto
material – este, para os guaranis, continua tão ruim como antes –, pelo menos
nas dimensões política e simbólica. O agronegócio está bem mais ousado em seu
ataque aos indígenas. A coalizão que dava sustentação ao lulismo, na qual ainda
havia algum espaço para lutar pelos direitos ameríndios, foi substituída por um
governo que é claramente hostil aos índios, dado o seu caráter mais
tecnocrático e desenvolvimentista. Os casos se acumulam: o ataque da Polícia
Federal aos mundurucus; a portaria 303, clara afronta aos povos nativos; a
intensificação da obsessão barrageira; a demissão, sem qualquer explicação, do
cacique Megaron da Funai; a falta de diálogo com os representantes dos povos
indígenas; a completa ausência de consideração pelos seus reclamos no caso da
usina de Belo Monte; o visível esforço para se aprovar algo que nem a ditadura
conseguiu, mineração em terras indígenas; a troca na direção do Ibama,
ocasionada por Belo Monte; entre vários outros exemplos. A solidariedade aos
guaranis tem lugar, então, num contexto mais amplo, de recrudescimento da luta.
As redes foram fundamentais neste movimento e têm suprido, já há
algum tempo, uma lacuna da imprensa brasileira. Com raríssimas e honrosas
exceções, a imprensa tem coberto mal a situação dos guaranis e a realidade dos
indígenas brasileiros em geral. As redes possibilitaram, por exemplo, que as
próprias lideranças guaranis testemunhassem sobre sua situação e que
circulassem notícias, fotos e depoimentos em tempo real, com toda a
dramaticidade que isso acrescenta à questão. Como veterano das primeiras gerações
de blogueiros, sempre fui entusiasta das possibilidades abertas pela internet,
mesmo que o impacto que um dia tiveram os blogues tenha hoje se deslocado para
formatos mais instantâneos, como o Twitter e o Facebook. É claro que as redes
não substituem a luta presencial, nas ruas, mas não há dúvidas de que oferecem
a ela uma ferramenta poderosíssima.”
Pádua Fernandes, @paduafernandes, 41 anos, professor de Direito em São Paulo:
1) “Trata-se de uma atitude de
solidariedade e resistência. É certo que a maior parte da população brasileira
tem ascendência indígena, como eu mesmo, mas a defesa desta etnia ameaçada não
se trata apenas de uma homenagem à nossa formação histórica. Trata-se de uma
luta do presente que interessa a todos, pois há um princípio fundamental que
está sendo ferido, o da dignidade humana, e há uma enorme riqueza que está
sendo destruída em nome do ouro, tantas vezes falso, do agronegócio: a riqueza
da diversidade, ambiental e humana. Sem a dignidade e a diversidade, não
teremos futuro.
Recentemente, foram veiculados discursos que, contra toda
evidência científica, tentam sustentar que os índios não existem mais ou querem
deixar a condição indígena, em uma espécie de extermínio simbólico mascarado
pela ‘marcha do progresso’, que ocorre paralelamente às mortes no campo.
Trata-se de uma propaganda que pressupõe a ideia de que o genocídio dos índios
no Brasil já teria se cumprido, numa espécie de gozo perverso pela consumação
de um crime contra a humanidade. Afinal, se não houvesse mais índios, já não
teria mais sentido a proteção a suas terras dada pela Constituição de 1988, que
ficariam livres para a ação de grileiros e empreiteiras. É isso o que se
cobiça.
Os ataques às terras indígenas, bem como o alto índice de
suicídios nessa população, mostram que continua a ocorrer o crime de genocídio
nos termos da Convenção da ONU de 1948 e da lei nº 2889/1956. Lembro aqui que
comete esse crime, considerado hediondo pela lei nº 8072/1990, quem, entre
outras ações, ‘submeter intencionalmente o grupo a condições de existência
capazes de ocasionar-lhe a destruição física total ou parcial’. É o que está a
ocorrer com a etnia guarani caiová, e é, segundo creio, o que se pretende com
Belo Monte.”
2) “A sociedade mudou, o que se deve a
ação dos grupos historicamente discriminados. O fato de as ideias eugênicas e
racistas, ainda que presentes na sociedade brasileira, não terem mais
respeitabilidade intelectual também ajuda. Outro fator positivo é o fato de a
esfera pública ser hoje mais livre do que no período da ditadura militar, época
em que esses abusos não podiam ser noticiados e a atual mobilização seria
considerada um crime contra a segurança nacional.
Devemos lembrar que, durante a ditadura, uma etnia como a
uaimiri-atroari foi provavelmente alvo de genocídio, que teria atingido duas
mil pessoas do grupo. Devido aos casos de abusos, neste mês de novembro, a
Comissão Nacional da Verdade criou um grupo de trabalho, presidido por Maria Rita
Kehl, para apurar violações de direitos humanos de pessoas que lutavam pela
terra e de grupos indígenas. Essa demanda pela justiça, de que a CNV é um
exemplo, é um fator novo e positivo, que denota mudanças na sociedade
brasileira.”
Rita de Cássia de Araújo Almeida, @ritacaalmeida, 43 anos, psicanalista, blogueira, trabalhadora da rede
CAPS/SUS Saúde Mental, em Juiz de Fora, Minas Gerais:
1) “Decidi mudar meu nome virtual a
partir de um convite de mobilização no feicebuque, por meio do qual tomei
conhecimento da carta da comunidade guarani caiová para o governo e a justiça
do Brasil. O que mais me comoveu na carta foi quando ela diz: ‘Decretem nossa
morte coletiva, enterrem-nos aqui’. Sou uma profissional da saúde mental do
SUS, lido todos os dias com o sofrimento das pessoas e não é incomum termos que
lidar com essa radicalidade que é o desejo ou o ato de uma pessoa de pôr fim à
própria vida. E isso sempre acontece quando a pessoa não enxerga nenhum caminho
possível para sair do seu tormento. Quando a única saída pensada pelo sujeito é
a morte é porque o seu sofrimento é muito, muito intenso, o que torna a nossa
intervenção profissional extremamente difícil e delicada, além de nos colocar
diante de um enorme sentimento de impotência e desimportância. Então, por me
sentir sensibilizada com o sofrimento daquelas pessoas, por pensar que, como
profissional da saúde mental, não poderia me silenciar, decidi participar da
mobilização que era possível para mim naquele momento: mudar meu sobrenome. A
partir desse ato, comecei a me interessar mais pelo tema, discutir e provocar o
tema na minha rede de contatos e compartilhar minhas impressões também fora do
campo virtual.
Algumas pessoas criticam as relações virtuais porque pensam nelas como uma espécie de fumaça. Como se este tipo de experiência não tocasse nosso corpo, nossa vida, nosso cotidiano, mas que bobagem.... claro que tocam! No ambiente virtual nos apaixonamos, fazemos amizade, criamos conflitos, nos decepcionamos, aprendemos, desaprendemos, no meio virtual podemos ser educados, solidários, perversos, desinteressados, egocêntricos, paranoicos, engraçados... E podemos, sim, fazer manifestações e ativismo. Li, durante as últimas semanas, muitas opiniões, na própria internet, que criticavam essa iniciativa, debochando, menosprezando e até xingando os participantes do que eles chamam ‘ativismo de sofá’ ou ‘ativismo de butique’, como se fosse um ativismo de mentirinha. Já passou da hora de compreendermos que a internet e as redes sociais são formas vivas e legítimas de interação e comunicação, modos de fazermos laço social (como dizemos em linguagem psicanalítica), e, assim como qualquer outra forma de laço, têm suas virtudes e também limitações e mal entendidos. E nesses enlaçamentos podemos, sim, promover, entre tantas outras coisas, mobilizações vivas e potentes, que tanto podem permanecer apenas no campo virtual, quanto transbordar dessa virtualidade e ‘tomar corpo’.
A questão de incluir o sobrenome ‘guarani kaiowa’ não teve pra mim o sentido de identificação. Não sou uma índia, não sou uma guarani caiová, nem saberia ser. Obviamente, tenho consciência disso. Também sei que não sendo um deles não poderia me apropriar do discurso deles. Sendo assim, não me sinto autorizada a discursar por eles, para eles ou sobre eles, mas posso, sim, discursar com eles. Foi por isso que mudei meu nome, para participar da mobilização da maneira que pudesse participar, e porque entendi que, com este ato, poderia estar com eles de alguma maneira, compartilhando seu sofrimento e também sua luta por dias melhores. E afinal, essa também não é a luta de todos nós? Dias melhores?”
Algumas pessoas criticam as relações virtuais porque pensam nelas como uma espécie de fumaça. Como se este tipo de experiência não tocasse nosso corpo, nossa vida, nosso cotidiano, mas que bobagem.... claro que tocam! No ambiente virtual nos apaixonamos, fazemos amizade, criamos conflitos, nos decepcionamos, aprendemos, desaprendemos, no meio virtual podemos ser educados, solidários, perversos, desinteressados, egocêntricos, paranoicos, engraçados... E podemos, sim, fazer manifestações e ativismo. Li, durante as últimas semanas, muitas opiniões, na própria internet, que criticavam essa iniciativa, debochando, menosprezando e até xingando os participantes do que eles chamam ‘ativismo de sofá’ ou ‘ativismo de butique’, como se fosse um ativismo de mentirinha. Já passou da hora de compreendermos que a internet e as redes sociais são formas vivas e legítimas de interação e comunicação, modos de fazermos laço social (como dizemos em linguagem psicanalítica), e, assim como qualquer outra forma de laço, têm suas virtudes e também limitações e mal entendidos. E nesses enlaçamentos podemos, sim, promover, entre tantas outras coisas, mobilizações vivas e potentes, que tanto podem permanecer apenas no campo virtual, quanto transbordar dessa virtualidade e ‘tomar corpo’.
A questão de incluir o sobrenome ‘guarani kaiowa’ não teve pra mim o sentido de identificação. Não sou uma índia, não sou uma guarani caiová, nem saberia ser. Obviamente, tenho consciência disso. Também sei que não sendo um deles não poderia me apropriar do discurso deles. Sendo assim, não me sinto autorizada a discursar por eles, para eles ou sobre eles, mas posso, sim, discursar com eles. Foi por isso que mudei meu nome, para participar da mobilização da maneira que pudesse participar, e porque entendi que, com este ato, poderia estar com eles de alguma maneira, compartilhando seu sofrimento e também sua luta por dias melhores. E afinal, essa também não é a luta de todos nós? Dias melhores?”
2) “Não sei dizer o motivo pelo qual
essa mobilização aconteceu agora, talvez seja porque a carta dos guaranis
caiovás tenha realmente produzido um impacto, como se ela fosse um grito tão
alto que nós não pudéssemos mais fingir que não ouvimos. Isso porque acredito
que toda essa mobilização surgiu a partir da divulgação da carta.
Sou militante do movimento antimanicomial (nascido há mais de 20 anos, quando ainda não havia internet). Durante décadas, os chamados doentes mentais ficaram encarcerados nos hospitais psiquiátricos, sofrendo maus tratos, tratamentos violentos e morrendo de desnutrição e diarreia por não terem direito às condições básicas de alimentação e saneamento. É claro que as críticas e descontentamento com esse modelo de tratamento já existiam, mas, no entanto, foi a partir de um episódio específico que o movimento de luta contra o modelo manicomial tomou corpo. Neste caso, o gatilho disparador foi a divulgação do documentário ‘Em nome da razão’, de Helvécio Ratton, que retratava a tragédia vivida pelos milhares de internos do Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais. O que quero dizer é que, em todo tipo de ativismo e movimento social, pode haver esse momento pontual a partir do qual um gatilho é disparado. Acredito que isso aconteceu também no caso dos guaranis caiovás, a partir da divulgação da carta.”
Sou militante do movimento antimanicomial (nascido há mais de 20 anos, quando ainda não havia internet). Durante décadas, os chamados doentes mentais ficaram encarcerados nos hospitais psiquiátricos, sofrendo maus tratos, tratamentos violentos e morrendo de desnutrição e diarreia por não terem direito às condições básicas de alimentação e saneamento. É claro que as críticas e descontentamento com esse modelo de tratamento já existiam, mas, no entanto, foi a partir de um episódio específico que o movimento de luta contra o modelo manicomial tomou corpo. Neste caso, o gatilho disparador foi a divulgação do documentário ‘Em nome da razão’, de Helvécio Ratton, que retratava a tragédia vivida pelos milhares de internos do Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais. O que quero dizer é que, em todo tipo de ativismo e movimento social, pode haver esse momento pontual a partir do qual um gatilho é disparado. Acredito que isso aconteceu também no caso dos guaranis caiovás, a partir da divulgação da carta.”
Marina Silva, @silva_marina, 54 anos, ambientalista, professora de História, ex-ministra do
Meio Ambiente, ex-senadora, ex-candidata à presidência da República
1) “Há poucos dias assinei assim (Marina
Silva Guarani Kaiowa) um artigo no qual expliquei o significado que essa
‘identidade’ tem para mim. Comparei com o que fazíamos, nas assembleias do
movimento estudantil, nos anos 70, início dos 80, quando respondíamos
‘presente’ sempre que era citado o nome de algum líder assassinado. É uma
declaração de que os companheiros permanecem vivos, em nós, que prosseguimos
com seu trabalho e sua luta.
São milhares de guaranis caiovás mortos, nos últimos anos, por
assassinato ou suicídio. As pessoas estão comovidas com a situação deles,
querem declarar que são solidárias, que se ‘identificam’ e se importam com
eles. Isso é muito significativo, porque representa uma consciência de que
somos um só povo, formado de muita etnias, mas somos todos brasileiros,
latino-americanos, humanos, e devemos uma reparação e um desagravo às parcelas
que foram historicamente excluídas, oprimidas e humilhadas.
E há mais: essa solidariedade ao povo indígena em situação mais
dramática acontece num momento em que mais de 1 milhão de pessoas assinaram o
pedido de veto às mudanças no Código Florestal, em que milhares se mobilizaram
na defesa da floresta, em defesa das comunidades afetadas pela construção da
usina de Belo Monte, além das mobilizações que tivemos durante a Rio+20.
A identidade com os guaranis caiovás, portanto, não é um
modismo, é uma demonstração de mudança nos sentimentos e na consciência de uma
ampla parcela da população, que está atenta ao que acontece, e se posiciona.
Quer dizer que, em situações em que a dignidade humana é ultrajada, a resposta
à pergunta ‘por quem dobram os sinos’ continua sendo a mesma dada pelo deão da
catedral de Saint Paul: ‘eles dobram por todos nós’.”
2) O que iniciou essa manifestação foi a
carta da comunidade de Pyelito Kue/Mbarakay, recusando-se a ser expulsa das
margens do rio Hovy, dizendo que ficariam lá até morrer. A carta expõe a
situação terrível em que eles se encontram e não é mais alguém falando por
eles, um órgão de governo ou uma ONG. São eles mesmos gritando ao mundo por
socorro. E o grito deles é comovente, porque vem da alma e do coração, não é um
‘análise’, não é uma política, não é um discurso. É a palavra, ao mesmo tempo
sábia e desesperada, de alguém que sabe que vai morrer. ‘Ave Cesar’ foi o que
eles nos disseram. E para não ficar no lugar de César, que os condena à morte,
queremos ficar ao lado deles.
Por que agora? Porque temos um acúmulo de informação, de
consciência. E porque se tornou visível o retrocesso socioambiental promovido
pelos setores mais atrasados do ruralismo, com apoio ou conivência do governo.
Desfiguraram o Código Florestal, desmontaram programas de controle ambiental,
enfraqueceram os órgãos de gestão, negaram os direitos das comunidades
tradicionais. Ou seja: estão passando com o trator sobre a floresta e as
comunidades que nela vivem. As pesquisas mostram um aumento na consciência e na
adesão das pessoas às causas socioambientais. Elas sabem que os grandes
desastres que acontecem – as enchentes e secas, furacões e maremotos –são mais
frequentes agora por causa do aquecimento global. Sabem também que é preciso
prevenir, adaptar-se, socorrer e minimizar as consequências desses desastres. E
um número cada vez maior de pessoas passa a compartilhar a ideia de que o
desenvolvimento econômico não é um simples ‘crescimento’ – ele pode ser
politicamente democrático, economicamente próspero, ambientalmente sustentável,
culturalmente diverso e socialmente justo.
O Brasil vive um momento especial, em que o atraso político, com
a falência do sistema partidário e a sua corrupção endêmica, torna-se visível
para a maioria da população. A internet tem sido importante para que as
informações circulem e alcancem um público maior. Então a juventude, sempre
querendo dar um passo à frente, usa as redes sociais, blogs, sites e todo o
instrumental da internet para focar nas questões que dizem respeito às ameaças
que vivemos no presente e ao que podemos fazer para superá-las e garantir que
tenhamos um futuro melhor ou, pelo menos, algum futuro.
Como educadora, aprendi uma coisa: só é possível ensinar algo
aos jovens se estivermos dispostos a também aprender com eles. O mesmo vale
para a sociedade brasileira, que precisa ter humildade para aprender lições
essenciais com os povos indígenas. Por isso somos todos guaranis caiovás.
Aliás, todos somos, mesmo que alguns não saibam ou não gostem disso.”
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Perguntei ainda ao guarani caiová Tonico Benites, nome indígena
“Ava Vera Arandu”, o que significa “ser guarani caiová”. Aos 40 anos, ele é
doutorando em antropologia no Museu Nacional (UFRJ) e porta-voz da “Assembleia
Geral Aty Guasu Guarani e Kaiowa”. Vive em Dourados, no Mato Grosso do Sul.
Tonico Benites/Ava Vera Arandu respondeu: “Ser guarani caiová significa
pertencer a determinadas terras específicas e sobretudo ser interlocutor dos
guardiões dos recursos naturais, mantendo uma relação de respeito mútuo.
Significa ser lutador/guerreiro irrenunciável pelo pedaço de terra antiga em
que estão enterrados seus antepassados. E, se for preciso, se sacrificar e
morrer com honra pelas terras de seus ancestrais. Ser guarani caiová significa
ser um ser insistente que luta pela realização dos sonhos coletivos. Ser guarani
caiová significa ser crente e profeta que luta e reza hoje para que o futuro da
nova geração seja melhor. Ser guarani caiová significa criar alegria, sorrir
muito e se ouvir atentamente. Ser guarani caiová significa se aconselhar de
forma repetitiva para não reagir com violência às violências.”
ELIANE BRUM / Revista ÉPOCA
Eliane Brum escreve às segundas-feiras.
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