quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Agonia do andarilho espancado em Viamão

Gomercindo Rocha está internado há 12 dias: apanhou enquanto dormia numa parada de ônibus da ERS-040. Quatro adolescentes estão entre os suspeitos
Agonia do andarilho espancado em Viamão Lívia Stumpf/Agencia RBS
Idoso sofreu lesões sérias no olho esquerdo: médicos temeram por perda total da visãoFoto: Lívia Stumpf / Agencia RBS

     Doze dias após ser espancado numa parada de ônibus da ERS-040, um morador de rua ainda não tem muita noção do que sofreu. Ao menos, começa a se recuperar de graves ferimentos no rosto.

     Seu futuro, porém, é incerto. Sem parentes ou amigos, o homem espera ser reconhecido por alguém para ter guarida após receber alta (ainda sem previsão) no Hospital de Viamão.

     - Já vou embora. Tô indo. Daqui a pouco vou pra casa.

     - Onde fica sua casa, senhor?

Menores de idade na mira da polícia

     A pergunta, feita por uma assistente social, ficou sem resposta. Gomercindo Francisco da Rocha, 62 anos, internado desde 17 de novembro, é tratado como andarilho. O idoso foi espancado durante a madrugada, na Parada 82, em Águas Claras. Quatro suspeitos já foram ouvidos pela polícia: adolescentes entre 15 e 17 anos.

     De acordo com a Brigada, foi atacado com um objeto cortante, possivelmente uma barra de ferro. Gomercindo foi socorrido horas depois por uma ambulância da Univias. Chegou ao hospital gravemente ferido, confuso e sem conseguir enxergar. Médicos temeram pela perda de visão.

     Debilitado, não sabe se tem parente nem dá detalhes da surra. Seu quadro é estável, mas as marcas são perceptíveis tanto no corpo quanto nas frases inacabadas dele.

Cena intacta... até ontem

     Responsável pela 2ª DP de Viamão, o delegado Eibert Moreira revela que, além dos quatro menores ouvidos, mais pessoas podem ter participado da barbárie. Seria um grupo de amigos conhecido por promover badernas na região. O delegado não deu detalhes se os menores negam ou admitem participação na agressão.

     - Em princípio, acreditamos que se trate de uma tentativa de homicídio, mas não podemos desconsiderar a hipótese de lesão corporal. As motivações ainda não foram esclarecidas - disse o delegado.

     Mesmo 12 dias após o fato, o Diário flagrou, ontem de manhã, que seguiam no local da agressão um par de sapatos, um cobertor, garrafas d'água e outros pertences do morador.

     Além dos objetos pessoais, a parada também preservava resquícios da violência: marcas de sangue e uma barra de ferro, possível arma do crime. As coisas ocupam mais da metade de uma parada com grande movimento.

Agente esteve lá à tarde

     O delegado não soube explicar o porquê de a cena continuar intacta tanto tempo do fato. Mas garantiu que um agente foi destacado para recolher a barra de ferro no final da tarde de ontem.

Homem conhecido em Águas Claras

     Gomercindo é conhecido em Águas Claras. Há, pelo menos, duas semanas perambulava no entorno da Parada 82. Moradores comentaram que ele costumava pedir pão e café às pessoas. Num mercado próximo, ele também esteve pedindo comida. À noite, costumava usar as paradas como abrigo e dormitório.

     A madrugada do crime era a segunda naquele ponto. Segundo vizinhos, o fato teria ocorrido entre 2h e 6h.

     - Saí com meu marido bem cedo naquele dia e, ao voltar, por volta das 8h, reparei que o homem estava machucado. Havia bastante sangue no local. Quando a ambulância chegou, ele nem conseguia se mexer - contou uma moradora.

Fonte: Gabrielle Toson / DIÁRIO GAÚCHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário