quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Estudantes do IFFar protestam em Santo Augusto

Com cartazes e palavras de ordem, estudantes e servidores percorreram ruas do município no início da noite de quarta-feira


No início da noite dessa quarta-feira, 14, alunos e servidores do Instituto Federal Farroupilha campus Santo Augusto protestaram manifestando contrariedade à votação dos vereadores que impede o leilão de bens do município em prol da aquisição de área agrícola para o curso de Agronomia. 

Eles se manifestaram em frente à Prefeitura e também percorreram ruas entoando palavras de ordem como "Senhores vereadores votaram muito mal, somos agronomia do Instituto Federal". 

Em entrevista à Rádio Querência, o presidente do Diretório Acadêmico e estudante do curso de Agronomia, Gabriel Toledo, disse que os estudantes “receberam a notícia da votação com indignação. Um trabalho de 10 anos com cinco votos foi botado ao chão. Indignação por causa de uma região onde a agricultura predomina, quando chega um curso da sua área para melhorar a qualificação dos seus profissionais, para melhorar toda uma produtividade e a cidade em si, os órgãos competentes em vez de ajudar, chegam e barram [...] não estamos decidindo política, a gente não tá apoiando ninguém , queremos nossos direitos”, disse. 

O estudante ainda pediu apoio à comunidade, “pedimos encarecidamente para toda comunidade que esta indignada, que venha manifestar apoio conosco” e questionou “o porquê de não ter sido divulgado o andamento do projeto, se isso foi solicitado por ofício, inclusive”. Ele finalizou dizendo que esperam um posicionamento e uma solução, “a gente sabe que apoio é uma coisa e jogada política é outra”. 

A Diretora Geral, Verlaine Gerlach, que participou do ato, disse que a instituição recebeu com surpresa o resultado da votação, pois na sexta-feira, 09, havia conversado com o presidente da câmara pessoalmente, e pedido para que ele lhe informasse sobre a tramitação do projeto e como resposta ouviu que o mesmo não seria votado tão logo, “recebemos com surpresa a notícia, pois havíamos feito um pedido formal para que a sessão fosse no IFFar e não obtivemos retorno".  Faço meu pedido para que os vereadores que não votaram favorável ao projeto, que revisem seu posicionamento, pois todos os cursos da agrária estão com suas aulas práticas prejudicadas caso a doação da área não seja efetivada ao campus”,pontuou. 
 
Ela complementou dizendo que atualmente 80 estudantes de Santo Augusto e região estão cursando Agronomia no campus Santo Augusto e diante de um país com tantas dificuldades, investimentos na educação são a melhor opção “o país passa por um momento difícil e delicado, mas entendemos que investir em educação é o melhor que podemos fazer, é através da educação que podemos mudar o futuro, com mais igualdade e mais justiça, e é através da educação, dando oportunidade aos jovens, oferecendo ensino de qualidade, gratuito e aqui no nosso município e na nossa região”. 

Após a manifestação, procuramos o presidente da Câmara de Vereadores, Douglas Bertolo, para saber como ele recebeu o protesto. Segundo ele, “a democracia está aí para isso”. Informado sobre o movimento que estudantes prometem fazer na próxima sessão, ele disse “todos serão bem-vindos na segunda-feira”.

Durante o protesto, a reportagem avistou somente a vereadora Dione Sperotto junto aos estudantes. 
 
Clicando Aqui, você confere o vídeo do protesto!


Postado por: Redação | Rádio Querência

Nenhum comentário:

Postar um comentário