sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Santo Augusto: Empresa Ovos Colônia conquista certificado de Sistema de Inspeção Municipal

Aderindo ao sistema, há possibilidade de expandir comércio ao nível nacional!

   Foto: Ana Pelisson

Na tarde de quarta-feira, 21, mais um passo foi dado pelo município de Santo Augusto em direção à conquista do SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal). Foi realizada a entrega do Certificado SIM Nº 001 para o estabelecimento OVOS COLÔNIA, de propriedade do Sr. João Alves Teixeira, na Praça Pompílio Silva, na presença de servidores, proprietários de agroindústrias, representantes da administração municipal e do IFFar - Campus Santo Augusto.

Na oportunidade, o vice-prefeito e também secretário da SEDECOM (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Marcelo Both, disse que desde o início do mandato tiveram como meta oportunizar às agroindústrias santo-augustenses a comercialização nacional de produtos de origem animal. A dificuldade, apontada por Both, foi a identificação da forma que viabilizaria a habilitação das agroindústrias locais e foi a partir do dia 23 de junho, com a adesão ao CONSAD (Consórcio Interestadual e Intermunicipal de Municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul de Segurança Alimentar e Atenção a Sanidade Agropecuária e Desenvolvimento Local), que realiza o acompanhamento técnico necessário para obter a certificação, que está sendo possível a concretização das adequações na legislação municipal e também na estrutura e processos realizados pelas agroindústrias.

Já a médica veterinária e responsável pelo SIM (Sistema de Inspeção Municipal), Cândida Faccio, fez um apelo para que as pessoas que estão trabalhando na informalidade, como por exemplo produção de queijos, embutidos e abate de frangos, procurem a SEDECOM para receberem instruções sobre adequação de estrutura, viabilizando inicialmente a comercialização no município, com a possibilidade de expandir ao nível nacional. Enfatizou que é menos burocrático do que se imagina e além de gerar maior lucro a quem comercializa, também aumentará a qualidade e segurança alimentar para os consumidores.

Com muita satisfação, o prefeito Naldo Wiegert ressaltou que o SIM tem o papel fundamental de preservar a qualidade do produto para o consumidor e que a administração municipal está preparada para orientar nos projetos de adequação, tanto para empresas de grandes ou pequenos investimentos. Acrescentou que está confiante com a possibilidade dos produtos locais serem comercializados em todo o Brasil, pois além de melhorias técnicas, Santo Augusto será atrativo para empreendedores instalarem suas empresas, gerando empregos e mais recursos financeiros para o município.


*Prefeitura Santo Augusto

Postado por: Redação Rádio Querência

Nenhum comentário:

Postar um comentário