terça-feira, 27 de novembro de 2018

Direção do Bom Pastor faz apelo à comunidade santo-augustense

Saída dos médicos cubanos tem gerado acúmulo de atendimento no ambulatório e sobrecarregado médicos

   Representantes do Hospital Bom Pastor fazem apelo à comunidade!

Com a saída dos médicos cubanos de Santo Augusto – que deixaram o programa federal Mais Médicos na última semana-, e também pela falta de conscientização da comunidade, tem aumentado consideravelmente o número de atendimentos eletivos no Hospital Bom Pastor, ou seja, aqueles que não são de urgência nem emergência. 
 
O fato tem preocupado a direção da casa de saúde, haja vista que, além da defasagem na tabela SUS, onde o hospital recebe em torno de 10 reais por consulta, os repasses de recursos estão atrasados, com isso as dificuldades para manter o hospital aumentam a cada dia. 
 
Nesse sentido, em entrevista à Rádio Querência na manhã desta terça-feira, 27, o Dr. Flores fez um pedido à comunidade, visto que muitas pessoas estão procurando o hospital para mostrar exames ou buscar atestados, por exemplo. “Precisamos do apoio da comunidade, esperamos que a comunidade procure entender a situação que estamos vivendo, é transitório, em breve tudo será reestabelecido com a vinda dos novos médicos [...] então esses casos a gente pede à comunidade que procurem as unidades de saúde ou que aguardem para não sobrecarregar no Hospital”, disse. 
 
A administradora, Marilei Andrighetto, também reforçou que é preciso colaboração da comunidade antes que seja necessário fazer restrições nos atendimentos. “A média de atendimento no ambulatório era de 38 a 40 pessoas por dia, esses mês já foram 45 atendimentos. Esse grande fluxo tem um custo que não está sendo pago, seja pela defasagem da tabela SUS ou por esse acúmulo de atendimento, por isso precisamos da compreensão para que possamos manter” informou. 
 
Portanto, fica o pedido para que as pessoas procurem o hospital somente em casos de urgência e emergência. Os postos de saúde de Santo Augusto seguem atendendo, porém, somente no turno da tarde e para casos de urgência e emergência. 

Saiba o que é urgência e emergência 


Urgência e emergência: fraturas, pacientes acidentados, convulsões, queimaduras, febre alta; pressão alta, entre outros. 

São casos eletivos de saúde, ou seja, sem urgência: dor lombar há dias; crise alérgica há dias; ferimentos há dias; estado gripal sem febre e sem sinais de infecção há dias e outros. 


Postado por: Redação | Rádio Querência

Nenhum comentário:

Postar um comentário