segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Cerca de 4 toneladas de lixo são recolhidas em ação ambiental no rio Uruguai

Trajeto de aproximadamente 50km foi percorrido por diversos voluntários

   Diversas embarcações foram utilizadas ao longo da manhã deste domingo
   (Fotos: Rádio Alto Uruguai e Municipalidad de El Soberbio)

Com o objetivo de proteger a biodiversidade do rio Uruguai, foi realizada neste domingo a ação ambiental de limpeza de ambas as margens, com a colaboração de diversas organizações brasileiras e argentinas. A iniciativa surgiu dos municípios brasileiros, à qual se juntaram vizinhos de ambas as margens do rio, procurando um trabalho conjunto entre ambas as regiões.

Para maior efetividade do trabalho, os voluntários foram divididos em grupos, com alguns trabalhando nas proximidades de Porto Soberbo e da Prainha do Cascalho, em Tiradentes do Sul, além de Barra Bonita e Barra do Turvo, até as proximidades do Salto do Yucumã, em um trajeto de cerca de 50 quilômetros. Os materiais recolhidos foram depositados em caminhões das prefeituras de Tiradentes do Sul e Esperança do Sul, que deram um destino correto para os resíduos.

Além da limpeza do rio, também foram distribuídas entre os participantes dezenas de mudas de árvores nativas, doadas pelas prefeituras municipais.

Participaram do evento, aproximadamente 150 pessoas e 30 embarcações, sendo recolhidos do leito do rio e suas margens, aproximadamente quatro toneladas de lixo, entre pneus, garrafas pet, calçados, roupas, sacolas de nylon, redes, latas e outros objetos.

Posteriormente foi realizado um almoço de confraternização, em que foi realizado um pequeno ato protocolar, com a fala dos organizadores da ação ambiental e autoridades presentes, entre as quais os prefeitos de Esperança do Sul, Moises Ledur, e de Tiradentes do Sul, Alceu Diel; secretários municipais dos dois municípios; o presidente da AMAPARU, Antonio Granich (Cuca); o intendente de El Soberbio, Roque Soboczinski, seu vice, Eusebio Ricardo Leiva; o ministro da Ecologia, Juan Manuel Díaz, a deputada Cristina Novoa; o diretor de Turismo, Victor Motta.

A Associação Ambiental Amigos do Rio Uruguai (Amaparu) e a Polícia Ambiental do Brasil – PATRAM, assim como as prefeituras de Esperança e Tiradentes do Sul, agradeceram a todos os que colaboraram para que o evento alcançasse o seu objetivo: Secretaria de Estado do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), integrantes da Colônia de Pescadores Z18 e do Grupo Costeiros do Yucumã; municipalidade de El Soberbio, Ministério de Ecologia e Turismo de Misiones, Polícia Naval e Gendarmeria, além de diversas pessoas voluntárias. A ideia é fortalecer ainda mais essa iniciativa no próximo ano.











Fonte: Rádio Alto Uruguai
Fotos: Rádio Alto Uruguai e Municipalidad de El Soberbio

Nenhum comentário:

Postar um comentário