quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Por falta de repasse do Estado, Cacon restringe atendimentos

Dívida do Estado com o hospital se aproxima de R$ 15 milhões

   Foto: Reprodução/Facebook

Com uma dívida que se aproxima de R$ 15 milhões devido a falta de repasses do Governo do Estado, o Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) está restringindo o atendimento de pacientes dos convênios do IPE Saúde e SUS. 

Segundo o coordenador do Cacon, médico oncologista Fábio Franke, por três meses o hospital conseguiu manter os atendimentos devido a negociações com fornecedores, porém, o hospital chegou ao seu limite, e nas últimas semanas tem acontecido o cancelamento de quimioterapias por falta de medicamentos. “Estamos tentando acomodar os pacientes com as medicações que ainda existem em estoque ou com o que ainda consegue comprar, que seja de custo menor, porém, se nada for feito, vamos entrar no final de ano em uma situação extremamente difícil para toda a região que depende do Cacon de Ijuí”. 

O médico também informou que o Hospital de Caridade de Ijuí não tem previsão de quando os recursos serão repassados. “Estamos esperando os repasses do Estado para dar continuidade aos tratamentos [...] já fizemos reuniões com IPÊ e Estado, existe uma compreensão dessa dificuldade, mas não temos nenhum tipo de sinalização de quando isso vai ser repassado”. 

Os pacientes que estão em tratamento devem ficar atentos, pois o Cacon está informando diretamente o paciente sobre eventuais cancelamentos. Em Santo Augusto, a informação repassada pela Secretária Municipal de Saúde, Cleoni Fagundes, é que, até ontem, não havia suspensão do tratamento de nenhum paciente do município.


Postado por: Redação | Rádio Querência

Nenhum comentário:

Postar um comentário