quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Agora Chega: Marcha contra corrupção e pela ética mobiliza a sociedade em Porto Alegre

Rodney Silva, Liziane Lima e Juliana Jeziorny - OAB/RS

      Com brados de "Vem! Vem com a gente. Queremos um futuro diferente!" foi realizada, em Porto Alegre, nesta quarta-feira (07) – Dia da Independência do Brasil –, manifestação que reuniu milhares de participantes das mais diversas idades – entre estudantes, famílias e crianças, trabalhadores e aposentados. Havia a presença de jovens "Caras Pintadas" e integrantes do movimento "Agora Chega!", que conta com o apoio da OAB/RS. 

     Com brados de "Vem! Vem com a gente. Queremos um futuro diferente!" foi realizada, nesta quarta-feira (07) – Dia da Independência do Brasil –, a marcha contra a corrupção e pela ética. O evento, em Porto Alegre, reuniu milhares de participantes das mais diversas idades – entre estudantes, famílias e crianças, trabalhadores e aposentados. 
     A concentração iniciou às 10h na Praça dos Açorianos, em frente à sede da OAB/RS, e seguiu até o Parque da Redenção, junto ao Monumento dos Expedicionários, sob gritos de ordem e de protestos até às 13h, quando retornaram para o prédio da entidade, onde foi promovido, às 14h, ato público em defesa da ética e da moralidade na administração pública. Veja a matéria clicando aqui. 
     Na última semana, houve uma intensa mobilização pelas redes sociais, como Twitter e Facebook, para mobilizar a população para participar da manifestação contra desvios éticos dos agentes públicos. Havia a presença de jovens "Caras Pintadas" e integrantes do movimento "Agora Chega!", que conta com o apoio da OAB/RS, além de famílias inteiras e representantes de entidades diversas. 
     A grande participação de jovens chamava a atenção, ainda mais num feriado de sol, demonstrando claramente que a mobilização contra a corrupção em todo o País também os preocupa, não sendo apenas um movimento da internet. A energia dos participantes contagiava quem via a marcha passar. Eles entoavam: "Você aí parado, também é explorado". Assim, ao longo da caminhada, a marcha foi ganhando envergadura. Mais e mais pessoas apoiavam e seguiam a manifestação pela Avenida Loureiro da Silva até a Redenção. 
     Ao sair da Praça dos Açorianos, o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, assumiu a linha de frente da manifestação. "Esse movimento, no Dia da Independência, é encabeçado por jovens, que clamam por um presente e um futuro melhor para o Brasil. Eles poderiam estar dormindo ou passeando, mas optaram por contribuir com a sociedade, para que a os políticos do País criem vergonha na cara e trabalhem de forma honesta e ética em benefício coletivo e não em causa própria", exclamou Lamachia. 

Os manifestantes entoavam palavras de ordem, que expressavam o sentimento de repúdio aos atos praticados na política: 


"País de verdade não tolera impunidade". 

"Abaixo a corrupção. Chega de político ladrão, o povo não é bobo não". 

"Não tem dinheiro para educação, mas tem dinheiro pro mensalão"

"Ficha Limpa!, Ficha Limpa!, Ficha Limpa!, Ficha Limpa!".

"O povo unido, jamais será vencido".

    
Ao retornarem para a sede da OAB/RS, os participantes decidiram por promover uma nova marcha contra a corrupção e pela ética no dia 20 de setembro – feriado comemorativo à Revolução Farroupilha. 

     Até lá, o movimento continua pela internet por meio do site www.agorachega.org.br e pelas redes sociais no Twitter @Agora_Chega e no Facebook Oabrs Seccional. 

Cavalarianos do Piquete da OAB/RS


     O movimento contou ainda com a participação dos cavalarianos do Piquete da OAB/RS, liderados pelo coordenador das subseções e vice-presidente da Comissão de Serviços Públicos, conselheiro seccional Luiz Eduardo Pellizzer. Em frente à sede da entidade, o grupo manifestou apoio e engajamento na luta contra a corrupção e contra a impunidade. 

Fonte: OAB/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário