quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Após 8 mil tremores em 2 meses, pessoas são retiradas de ilha atlântica

Sismólogo do Instituto Geográfico das Ilhas Canárias registra tremores nesta quarta (28). À direita, Ônibus e caminhões removem moradores de área em risco (Foto: AFP)
Sismólogo do Instituto Geográfico das Ilhas Canárias registra tremores nesta quarta (28). À direita, Ônibus e caminhões removem moradores de área em risco (Foto: AFP)

     As autoridades locais da ilha de El Hierro, que fica no Oceano Atlântico e pertence à Espanha, retiraram 53 moradores e turistas de habitações próximas ao Pico de Malpaso nesta quarta-feira (28), devido ao risco de desprendimento de rochas.
     O alerta foi levantado porque, desde 19 de julho deste ano, a ilha já sofreu mais de 8 mil pequenos sismos, o maior deles nesta terça-feira (27). O território fica localizado sobre um vulcão submarino, e sismólogos temem que os tremores indiquem a proximidade de uma erupção.
     O tremor desta semana chegou à magnitude de 3,4. Os dados são do Instituto Geográfico Nacional espanhol, que tem feito medições constantes em El Hierro. A ilha tem 287 km² e faz parte das Ilhas Canárias. Os habitantes estão, desde a semana passada, em alarme de nível amarelo, o segundo de três níveis de alerta, e precisam estar preparados para uma possível erupção.
     O governo espanhol deslocou seis caminhões, quatro ônibus e três outros veículos para que a Unidade Militar de Emergência retirasse e realojasse os habitantes da encosta em outra ilha do arquipélago.
"Nunca havia sentido tremores assim. Estou começando a notar, principalmente à noite. Também ouvimos um zumbido, uns ruídos profundos" afirma Herminio Barrera, mecânico de 25 anos que sempre viveu em uma encosta de El Hierro, a ilha mais ocidental das Canárias.
     O último registro de erupção nas Ilhas Canárias foi em 1971, do vulcão de Teneguía, na ilha de La Palma.

Fonte: Do G1, com AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário