segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PMDB gaúcho realiza convenção em 98,8% do Rio Grande do Sul


     O espírito democrático e a organização partidária marcaram as Convenções Municipais do PMDB gaúcho. O partido realizou neste domingo, 25, a escolha dos novos dirigentes da sigla para o biênio 2011/2013 em 482 cidades, o que corresponde a 97% do Rio Grande do Sul. Em nove municípios (1,8%), os diretórios locais já haviam promovido o pleito em data anterior, o que totaliza o processo em 491 cidades, ou seja, 98,8% do território gaúcho. Em apenas seis municípios ainda não foi marcada a convenção.
     Dos 491 municípios que promoveram o pleito partidário, em apenas oito ocorreram disputa (1,6%), o que demonstra a unidade do PMDB. Por outro lado essa característica não foi sinônimo de conservação, pois em 316 destas cidades (64%) foram eleitos novos presidentes e, em apenas 175 (36%), houve reeleição, o que caracteriza um grande percentual de renovação.  Estes dirigentes agora terão a responsabilidade de conduzir o processo eleitoral de 2012.

Ibsen Pinheiro: “PMDB é o partido com maior poder de aglutinação”

     Ao se pronunciar na convenção de Porto Alegre, realizada na Câmara de Vereadores, o presidente do PMDB gaúcho, Ibsen Pinheiro, afirmou que a legenda tem uma grande capacidade de aglutinação. Usando como exemplo a mobilização para as convenções – realizadas em 98,8% do Estado – Ibsen destacou que o PMDB tem o papel de protagonista do processo político, pois é capaz de articular propostas, por mais extremadas que sejam.
     “Estou convencido que a reforma política somente se efetivará se o PMDB tiver o papel condutor, assim como na questão dos royalties do petróleo, tema que foi conduzido até aqui pelo nosso partido”, observou o presidente.
     Ibsen afirmou que o PMDB sai fortalecido do processo das Convenções Municipais e está preparado para ser protagonista das eleições de 2012 em Porto Alegre e em todo o Rio Grande do Sul. “Temos um partido que nos orgulha, que tem história para construir o seu próprio futuro”.

Convenção em Porto Alegre

     A
Convenção Municipal do PMDB de Porto Alegre foi realizada entre as 9h e às 17h desde domingo, 25, na Câmara de Vereadores, e contou com a presença de centenas de filiados. A chapa de consenso Mais Mudança, Mais PMDB – composta por líderes como Sebastião Melo e Luiz Fernando Záchia, respectivamente atual e ex-presidente da sigla na Capital –, teve a aprovação de 597 filiados, 15 votos contrários, 13 brancos e seis nulos.

     O novo presidente da executiva do PMDB de Porto Alegre vai ser escolhido nesta segunda-feira, 26, às 19h, durante reunião na sede do partido.
     Participaram do evento líderes e personalidades do PMDB da Capital e do Estado. Além do presidente Ibsen Pinheiro, marcaram presença o ex-prefeito José Fogaça, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, o presidente da Fundação Ulysses Guimarães do RS, Antonio Hohlfeldt, o ex-secretário de Estado Luiz Roberto Ponte, o presidente municipal, Sebastião Melo, secretários municipais, vereadores e representantes de núcleos de apoio.
     A ênfase em Porto Alegre foi permeada por discursos em busca da organização partidária e da preparação para as eleições de 2012, porém, sem definição imediata se o PMDB terá ou não candidatura própria.
     O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, defendeu que a decisão majoritária do partido definida em convenção específica para a eleição seja respeitada. “Todos devem respeitar a posição majoritária, no discurso e na prática”, observou.
     O ex-prefeito José Fogaça ressaltou a construção coletiva para a formação de uma chapa de consenso para dirigir o PMDB de Porto Alegre. Segundo ele, esse caminho foi costurado pelo atual presidente, Sebastião Melo, e pelo ex, Luiz Fernando Záchia. “Esse é o caminho que estamos pavimentando, colocando o interesse pessoal a serviço do coletivo”, mencionou.
     Sobre a administração municipal, Fogaça disse que a população da Capital sabe do papel que o partido tem na construção da cidade. Afirmou que tem orgulho de ter iniciado uma administração de sucesso, que hoje é liderada pelo prefeito José Fortunatti. Ao comentar as eleições de 2012, destacou que a pergunta que se deve fazer não é o que o PMDB fará no ano que vem, mas se o PMDB está preparado para as incertezas do futuro.
     Ao encerrar o encontro, o presidente Sebastião Melo sustentou que a legenda precisa ter um projeto nacional, reafirmando seus compromissos históricos e atuais. Sobre Porto Alegre defendeu o trabalho que o partido realiza na atual administração, lembrando que o sucesso do trabalho foi aprovado pela população da cidade, que em toda sua história reelegeu um único prefeito: José Fogaça. “Porto Alegre está mudando e nós fazemos parte desta mudança”, declarou Melo.

Dados do Rio Grande do Sul


     - 482 cidades realizaram o pleito neste domingo, 25 de setembro (97% do RS)
     - 9 municípios haviam realizado o pleito em data anterior (1,8% do RS)
     - No total, 491 municípios promoveram o pleito partidário no mês de setembro (98,8% do RS)
     - Destes 491 municípios que realizaram convenção, em apenas oito ouve disputa 
     - Em 316 municípios foram eleitos novos presidentes (64%) e em 175 houve reeleição (36%).


Fonte/Foto: Diretório Estadual do PMDB/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário