terça-feira, 27 de setembro de 2011

Justiça manda recolher jornal do governo Tarso no RS

     A Justiça do Rio Grande do Sul mandou recolher um jornal publicado pelo governo de Tarso Genro (PT) por considerar que se tratava de promoção política e pessoal.
     O jornal "Palavra", da Secretaria da Educação, chegou a ser distribuído neste mês junto aos contracheques de professores da rede pública do Estado.
     A publicação trazia um editorial falando sobre as mudanças na secretaria neste mandato e uma entrevista com o governador. A tiragem era de 200 mil exemplares.
     A liminar foi concedida ontem após pedido da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa do Estado.
     A juíza Nara Soares Batista disse que as menções ao nome do secretário José Clóvis de Azevedo (Educação) "vão além do caráter simplesmente informativo", o que contraria a Constituição.
     Nesta terça-feira, um oficial de Justiça apreendeu jornais na sede da secretaria.
     O PSDB argumentou à Justiça que o jornal era "laudatório" ao secretário e trazia um "currículo político promocional" dele.
     Uma dos argumentos do partido é que o principal texto do jornal personaliza as ações da secretaria, relatadas como medidas tomadas pelo próprio secretário Azevedo.
     A edição traz ainda críticas indiretas ao governo anterior, da tucana Yeda Crusius. O editorial fala que havia anteriormente escolas em "estado físico lamentável".
     O PSDB afirma que o governo petista usou recursos públicos com a publicação e que houve uso da máquina administrativa.
     Tarso não chegou a ser incluído na ação. Mas a defesa do PSDB afirma que também pretende acioná-lo na Justiça por causa do jornal.
     A Secretaria da Educação, por meio de sua assessoria, afirmou que vai recorrer da decisão, mas não quis dar mais detalhes. O custo de produção do jornal não foi divulgado. O "Palavra" teve sua primeira edição neste mês.
     Na liminar, foi estipulada multa diária de R$ 1.000 caso de a secretaria continue publicando o informativo.

Fonte: FELIPE BÄCHTOLD, DE PORTO ALEGRE / FOLHA. com

Nenhum comentário:

Postar um comentário