sexta-feira, 23 de setembro de 2011

EUA emite alerta sobre risco de destroços de satélite no espaço aéreo

Previsão era de que restos do Uars entrassem na atmosfera entre 0h e 4h de sábado, pelo horário de Brasília / Crédito: HO / NASA / AFP / CP

     O Comando Estratégico da Força Aérea Americana divulgou um alerta sobre o espaço aéreo dos Estados Unidos, nesta sexta-feira. Há preocupação com a reentrada do Satélite de Pesquisa de Alta Atmosfera (Uars, na sigla em inglês), da Nasa, na atmosfera. De acordo com nota oficial do órgão, aeronaves podem passar por destroços em processo de desintegração, pelo impacto com as camadas superiores de ar da Terra.
     A Nasa, que havia previsto a entrada do satélite na atmosfera entre 21h de sexta e 1h de sábado, pelo horário de Brasília, retificou durante a noite a projeção para o período entre 0h e 4h. Isto porque, às 20h, a órbita do satélite estava a cerca de 150 quilômetros. 
     Durante este período da madrugada brasileira, segundo o prenúncio da Nasa, o satélite sobrevoaria Canadá, África e Austrália, assim como vastas áreas dos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico, com sua órbita elíptica. O órgão ressaltou, novamente, que o risco para a humanidade é "remoto".
     A Administração Federal de Aviação dos EUA, porém, pediu atenção especial de pilotos e tripulações de bordo na operação de voos. "É crítico que reportem qualquer observação de destroços caindo para a torre de controle a qual respondem", orientou.

Vídeo projeta como seria a aproximação do satélite:

 
      Pela manhã, a Nasa já havia retificado a informação sobre a queda do Uars na Terra. A atividade solar já não era o principal fator na queda do satélite. A orientação parece ter mudado, o que retardou a descida. Anteriormente, a informação era de que nada chegaria ao território norte-americano. O risco de que alguém seja atingido, no entanto, é de "um em alguns trilhões", enfatizou a agência. 

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário