segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Invasões do MST nesta segunda-feira no RS tentam pressionar Incra a assentar mil famílias

Questão agrária


     As invasões do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nesta segunda-feira no Rio Grande do Sul tentam pressionar o Incra a assentar mil famílias. 
     Nesta madrugada, duas propriedades rurais, no Norte e na Região Metropolitana, e a sede da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária, na Serra, foram invadidas por integrantes do MST.
     O Incra ainda não recebeu as reivindicações, mas promete analisar a situação.

Fazenda é invadida em Sananduva

     Em Sananduva
, mais de 300 manifestantes ligados ao MST invadiram a Fazenda dos Portugueses nesta madrugada. Homens, mulheres e crianças começaram a chegar à sede da propriedade rural na localidade de Três Pinheiros por volta das 5h.
 
     A mesma fazenda já havia sido invadida no ano passado durante os protestos conhecidos como Abril Vermelho. Apenas o caseiro da propriedade que mantém lavouras e criação de gado, tem tido acesso livre no local e continua realizando suas tarefas. Conforme a Brigada Militar, que monitora o grupo, a manifestação até o momento tem sido pacífica.

Órgão estadual de pesquisa é invadido na Serra

     Na Serra, integrantes do MST invadiram a sede da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro). Por volta das 7h, ônibus trazendo os manifestantes desembarcaram na sede da fundação, localizada às margens da BR-285, na saída de Vacaria para Lagoa Vermelha. 
     De acordo com funcionários da Fepagro, não houve violência no momento da ocupação. Os cerca de 150 manifestantes montam suas barracas na propriedade. Uma das atribuições da Fepagro é a realização de pesquisas com lavoura de grãos. 

Cerca de 300 pessoas invadem fazenda em Viamão

     Na RS-040
, em Viamão, cerca de 300 manifestantes invadiram uma propriedade rural perto do pedágio de Águas Claras.
     De acordo com a Brigada Militar, não houve tumulto quando os trabalhadores chegaram ao local, durante a madrugada. Pela manhã, três ônibus trouxeram mais pessoas à propriedade.

Fonte: RÁDIO GAÚCHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário