segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Presidente do TJ falou em Santo Ângelo sobre desafios do Judiciário

Entre os pontos da palestra na URI, Presidente explicou que ser o Judiciário
mais produtivo do país tras consequências a seus integrantes (Foto: Rafaela Souza)


     O Poder Judiciário é composto de seres humanos e não apenas de números. Por isso a integração com a comunidade deve ser permanente e próxima. A afirmação foi feita pelo Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Leo Lima, durante palestra proferida na última sexta-feira (16/9) na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus de Santo Ângelo. Com o auditório do prédio 13 lotado de magistrados de toda a região e de acadêmicos de Direito, o Presidente do TJ lembrou a recente pesquisa da Fundação Getúlio Vargas que apontou o Judiciário gaúcho novamente como o de maior credibilidade entre as principais Capitais do país.
     O Desembargador Leo Lima advertiu, no entanto, para os graves reflexos do fato do Judiciário do RS ser o mais produtivo do Brasil, de acordo com levantamento do Conselho Nacional de Justiça: Nossos servidores e magistrados enfrentam diariamente uma carga demasiada de trabalho, o que nos levou a realizar uma pesquisa de qualidade de vida no trabalho. É urgente preservar a saúde de todos, afirmou.
     Lembrou também que hoje os magistrados devem desenvolver seu trabalho na eficiência das decisões, e não na erudição como acontecia antigamente. A população espera soluções para os seus problemas e não importa os preciosismos de linguagem ou a quantidade de citações extraídas de livros e compêndios, asseverou.
     O Prefeito de Santo Ângelo, Eduardo Loureiro, elogiou a disposição da atual Administração do TJ em dialogar abertamente com os mais diversos segmentos da sociedade e relembrou a visita do Presidente Leo Lima à Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), numa postura inédita.
     Participaram ainda do evento o Juiz-Diretor do Foro de Santo Ângelo, Carlos Adriano da Silva; o Coordenador do curso de Direito da URI, Jacson Roberto Cervi; o Presidente da Subseção da OAB, Paulo Joel Bender Leal; o Juiz de Direito e Professor do Curso de Direito da URI, Luiz Carlos Rosa, e o Deputado Estadual Adroaldo Loureiro.
     Antes da palestra, à tarde, o Presidente do TJ visitou o Foro da Comarca de Santo Ângelo, onde reuniu-se com os magistrados Carlos Adriano da Silva (Diretor), Carlos Alberto Ely  Fontela, Nina Rosa Andres, Luís Carlos Rosa, Fernanda Ajhorn e Fábio Marques Welter.    Depois de percorrer as instalações da unidade judicial para conversar com os servidores, o Desembargador Leo Lima conheceu o Núcleo de Práticas Judiciais da URI. Ali, alunos do 7º ao 9º semestre do curso de Direito prestam atendimento à população, na área de Família.

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul
Texto: Gilberto Jasper / Assessora-Coordenadora de Imprensa: Adriana Arend

Nenhum comentário:

Postar um comentário