terça-feira, 23 de outubro de 2018

Santo Augusto: 7º BPM apresenta dicas de segurança para comerciantes associados da ACISA

Encontro ocorreu na manhã de hoje, e visou alertar comerciantes devido à proximidade do final de ano!


Apesar dos índices de crimes patrimoniais terem diminuído em Santo Augusto, a preocupação dos comerciantes aumenta com a aproximação do fim de ano, visto o crescente movimento de pessoas e valores nessa época. 

Visando repassar orientações e dicas de segurança, policiais do 7º Batalhão da Polícia Militar de Três Passos em parceria com a ACISA promoveram um encontro com empresários locais nesta terça-feira, 23, no Auditório da Prefeitura. 

Entre as orientações, o Sargento Mai e a soldado Julhana citaram a importância dos comerciantes estarem atentos para pessoas “desconhecidas” rondando os estabelecimentos, duplas de moto e muitas pessoas dentro de veículos com placas de cidades distantes, principalmente da região metropolitana. Nesses casos, a dica é tentar anotar a placa do veículo e consultar no aplicativo SINESP CIDADÃO, e caso haja alguma incoerência, deve-se avisar as autoridades policiais de Santo Augusto através de ligações no 3781-1205 ou 1194, ou no celular da BM 9 9933-0725. Há ainda os canais do 7º BPM nas redes sociais e o número 99728-9467 (WhatsApp 7º BPM). 

Além disso, os policiais alertaram para que os lojistas evitem expor produtos de grande valor próximo à porta do estabelecimento ou próximo à vitrine, pois são facilitadores para a prática de furtos. Ainda, ressaltaram a desatenção de muitos na hora de sair para efetuar depósitos bancários, ou então, a rotina com que essa atividade é executada – sempre a mesma pessoa, no mesmo horário, com uniforme da empresa e malote na mão – isso, segundo a polícia, é um atrativo para meliantes. 

Outro aspecto abordado na reunião foram as câmeras de segurança, que inibem muitas ações criminosas, ou, quando estas acontecem, podem auxiliar no trabalho de identificação dos criminosos. Nesse ponto, é importante que alguém do estabelecimento saiba operar o sistema, para, se necessário a utilização, não haver dependência de empresas que prestem o serviço. Em Santo Augusto, nos próximos meses, deverá ocorrer a implantação de um sistema de vídeo-monitoramento na Avenida do Comércio, o que gera expectativa por parte da polícia, que terá essa ferramenta à disposição e poderá agir com mais direcionamento. 
 
Após os apontamentos das autoridades policiais, foi aberta oportunidade para questionamentos. Na mesma, a presidente da ACISA, Lilian Depiere, questionou à Brigada Militar, sobre a possibilidade de haver policiamento ostensivo na Praça Pompílio Silva aos finais de semana, períodos de intensa circulação de pessoas e também de notórias infrações cometidas por motoristas que apresentam riscos à população. O Tenente Radons, responsável pelo batalhão local, informou que, devido ao efetivo reduzido a Brigada Militar não consegue estar presente em todos os pontos, porém, disse que irá avaliar a situação para buscar amenizar os problemas apresentados.

Aplicativo SINESP CIDADÃO - módulo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública que permite ao cidadão brasileiro acesso direto a serviços da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério Extraordinário da Segurança Pública.


Postado por: Maira Kempf
Rádio Querência

Nenhum comentário:

Postar um comentário