sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Polícia Federal prende 12 índios por extorsão e milícia armada em Ronda Alta


Polícia Federal prende 12 índios por extorsão e milícia armada em Ronda Alta
   Créditos: Polícia Federal

A Polícia Federal de Passo Fundo, em uma ação com o apoio da Polícia Civil e Brigada Militar, prendeu 12 indígenas na tarde desta quinta-feira (25) na cidade de Ronda Alta, divisa com Três Palmeiras.

A região há meses vive um clima tenso e no último sábado um agricultor acabou baleado ao se recusar a pagar uma taxa a um grupo de índios para poder plantar em sua própria terra. O comboio saído de Passo Fundo chamou a atenção e trouxe um pouco de paz aquele local.

Em entrevista na Uirapuru o Delegado Mário Luiz Vieira, que coordenou a operações, explicou que este grupo foi flagrado dentro da terra particular de um agricultor que se negou a pagar taxas de plantio. Com a negativa os índios foram até a propriedade e assumiram os trabalhos, usando o maquinário do produtor, as sementes e os defensivos. Para acelerar o processo os índios usaram secante no pasto verde, com o gado ainda comendo, envenenando os animais.

Com a chegada dos policiais, dez índios armados jogaram as armas no mato, enquanto dois seguiram plantando. Entre os 12 presos está inclusive o cacique, identificado como Ronaldo Mig.

O delegado Mário afirmou que a delegacia de Passo Fundo concentra todos os problemas indígenas da região, sendo que isso consome quase que a totalidade do tempo e esforços dos agentes.

Desabafou dizendo que um pequeno grupo de índios se dá bem, cobrando taxas e arrendando terras, enquanto a maioria dos índios vive na miséria. Para o delegado esta realidade precisa mudar.

Os 12 índios presos foram enquadrados por extorsão e formação de milícia armada, sendo recolhidos ao Presídio Regional de Passo Fundo.

Após a ação da Polícia Federal, mais de 100 indígenas bloquearam o km 92 da ERS 324 em Três Palmeiras. Longo congestionamento foi formado em ambos os sentidos da rodovia.


Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário