terça-feira, 16 de outubro de 2018

Oncologista Fábio Franke palestra em Santo Augusto

"Não espere ser diagnosticado para mudar sua forma de vida" foi uma das afirmações do médico, referência em estudos sobre o câncer no Brasil


O Clube 7 lotou para a palestra do Presidente da Aliança Pesquisa Clínica Brasil, Oncologista Fábio Franke - coordenador do Centro de Alta Complexidade em Oncologia Clínica (CACON) do Hospital de Caridade de Ijuí e investigador principal do Centro de Pesquisa Clínica da instituição. 

De forma descontraída, o médico abordou possíveis causas que levam ao diagnóstico de Câncer, bem como, afirmou que estudos apontam que nos próximos anos, 80% das pessoas terão câncer, e por isso, a importância da prevenção e do cuidado com a saúde "não espere ser diagnosticado para mudar sua forma de vida", disse o médico.

Esse dado é baseado em duas premissas: aumento da expectativa de vida - um número maior de pessoas chegará na velhice, o que aumentará o número de pessoas com algum tipo de doença, entre elas o câncer, além dos hábitos inadequados que mantemos, como tabagismo, ausência de prática de atividades físicas, alimentação desbalanceada e com excesso de produtos industriais, entre outros. 

Ansiedade, depressão, falta de diálogo e a busca constante por uma felicidade que não existe também foram quesitos citados pelo médico -referência nos estudos de câncer no Brasil- como desencadeadores de câncer ou facilitadores para a doença tão temida por todos. 
A constante mudança do mundo deve ser fonte de inspiração para a adaptação e construção de seres humanos melhores, assim as pessoas não precisarão ter tanto medo das doenças, disse Franke. 

A palestra, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, visou marcar o Outubro Rosa- mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Vale lembrar que em Santo Augusto, exames de Mamografia e o exame preventivo de câncer de colo de útero, um dos mais diagnosticados em mulheres da região, são oferecidos gratuitamente através das Unidades Básicas de Saúde. E também, a vacina contra o HPV- doença que pode causar câncer - está disponível para adolescentes na rede pública municipal. Previna-se!




Postado por: Maira Kempf
Rádio Querência
Fotos: RQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário