segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Jair Bolsonaro é eleito presidente do Brasil

Candidato do PSL teve 55,13% dos votos válidos

Jair Bolsonaro é eleito presidente do Brasil | Foto: César Sales / Am Press & Images / Estadão Conteúdo
   Jair Bolsonaro é eleito presidente do Brasil | Foto: César Sales / Am Press & Images / Estadão Conteúdo

Jair Bolsonaro é o novo presidente do Brasil. Eleito neste domingo, 28 de outubro de 2018, o candidato do PSL governará o país pelos próximos quatro anos. O capitão da reserva somou 55,13% dos votos válidos contra 44,87% do petista Fernando Haddad. Assumirá como vice o general Hamilton Mourão (do PRTB) na coligação Brasil acima de tudo, Deus acima de todos.

Bolsonaro assume o País com o discurso de unificação, combate à violência e fim da corrupção. Nas redes sociais, apoiadores comemoram e nas ruas simpatizantes saem para vibrar empunhando a bandeira nacional.

Em setembro, Bolsonaro foi esfaqueado durante ato de campanha na cidade de Juiz de Fora, interior de Minas Gerais. Passou por mais de uma cirurgia, ficou internado durante quase todo o primeiro turno, mas manteve, através das redes sociais e seus aliados, a difusão de suas ideias. O episódio marcou a campanha presidencial.

Líder das pesquisas desde o começo do processo eleitoral, Bolsonaro, com seu discurso forte, sempre despertou sentimentos contraditórios. Para os seus apoiadores, é o salvador da pátria, o único capaz de tirar o país da crise política, econômica e social. Seus críticos, porém, bateram na tecla de que, sem representatividade, experiência e com uma verve áspera, poderia ser um perigo para a democracia brasileira. Nada, porém, conseguiu abalar a candidatura do deputado federal, agora Presidente da República.

Desiludido com a política tradicional, o Brasil assistiu à ascensão do mito, como é tratado pelos admiradores. Jair Messias Bolsonaro, 62 anos, tem como marca posições fortes e polêmicas. Porém, principalmente após o atentado, adotou um tom mais pacificador na busca de angariar votos em segmentos onde tinha grande rejeição.

Bolsonaro na web

Bolsonaro é um fenômeno digital. Escreve quase que diariamente no Twitter, onde tem mais de 1,9 milhão de seguidores. Sua página no Facebook tem mais de 8 milhões de seguidores. No Instagram, mais de 18 mil usuários o seguem.

Família Bolsonaro

Jair Bolsonaro está no terceiro casamento. A primeira esposa, Rogéria Nantes Nunes Braga, é mãe de Flavio, Carlos e Eduardo. Com Ana Cristina Valle, segundo casamento, teve Renan. Em 2007, conheceu sua atual esposa, Michelle de Paula Firmo Reinaldo e teve a sua primeira filha, Laura. A família Bolsonaro tem ainda representantes no Legislativo. Flavio Bolsonaro foi eleito senador pelo PSL com mais de 4 milhões de votos. Eduardo conseguiu uma cadeira na Câmara Federal, onde fez quase 2 milhões de votos, a maior votação do País para o cargo de deputado federal. Carlos Bolsonaro é vereador na capital fluminense.

Jair Bolsonaro, 63 anos, é paulista. Nasceu no município de Glicério, região de Araçatuba. Mas foi no Rio de Janeiro onde ganhou destaque. Cursou a Escola Preparatória de Cadetes do Exército e em seguida a Academia Militar das Agulhas Negras, formando-se em 1977. Em 1988, ingressou na vida pública. Foi eleito vereador da cidade do Rio de Janeiro pelo Partido Democrata Cristão. Dois anos depois largou o mandato para tentar uma cadeira como deputado federal, onde permanecerá até o dia da posse como presidente do Brasil. Ele foi filiado a outros partidos ao longo de sua carreira política: PPR (1993-95), PPB (1995-2003), PTB (2003-2005), PFL (2005), PP (2005-2016), PSC (2016-2017)e o PSL (2018).


Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário