domingo, 20 de novembro de 2011

Cavalarianos celebram o Dia da Consciência Negra em Porto Alegre

     Grupo percorreu locais que são considerados referências históricas do negro na Capital  

     Para celebrar o dia da Consciência Negra, neste domingo, um grupo de cerca de 70 cavalarianos realizou um passeio em Porto Alegre. O evento marcou as últimas atividades da 21º Semana da Consciência Negra. O grupo de cavalarianos do piquete Lanceiros Negros Contemporâneos percorreu, ao longo de quase três horas, os locais que são considerados referência histórica do negro na Capital.
     A cavalgada, que chegou à 9ª edição, é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que é um dos principais líderes e símbolo da resistência e luta contra a escravidão. Inclusive, o dia da consciência negra foi definido como uma homenagem a Zumbi, que foi degolado em 20 de novembro de 1695. O professor, pesquisador e poeta Oliveira Silveira, que faleceu em janeiro de 2009, também foi homenageado durante a cavalgada. Segundo o patrão do Piquete Lanceiros Negros Contemporâneos, Fernando Centeno, a semana tem atraído cada vez mais interessados e valorizado a tradição do negro no Brasil.
     Os cavalarianos deixaram o Parque da Harmonia e seguiram pelo Lardo da Forca, na Praça Brigadeiro Sampaio, no Pelourinho, em frente à Igreja das Dores, depois seguiram até o Mercado Público, onde houve um ato religioso. Eles passaram ainda na Igreja do Rosário, na Colônia Africana, na Redenção e no Tesourinha. O último trecho do percurso foi da Ilhota, na travessa do Vida, passando pelo Quilombo Urbano Guaranha, na travessa dos Venezianos e no Largo Zumbi dos Palmares, de onde voltaram ao Parque da Harmonia.

Valorização do papel do negro


     Ao acompanhar as atividades, o chefe de gabinete do governador Tarso Genro, Vinícius Wu, ressaltou que a atividade é uma iniciativa importante para valorizar o papel do negro durante a Revolução Farroupilha. “Eles lutaram fortemente por sua liberdade e reafirmaram a igualdade racial e que, mesmo derrotados, nunca tiveram a sua história destacada”, afirmou ele.
     A semana da consciência negra é um evento promovido pela Secretaria de Cultura do Estado, por meio da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF). Além disso, a iniciativa tem o apoio do Piquete Lanceiros Negros Contemporâneos, da Secretaria de Educação, entre outros.

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário