Na madrugada desta segunda-feira, um grupo de aproximadamente 40 indígenas, vindos de Iraí e Tenente Portela, no norte do Estado, chegaram a Santa Maria para ampliar a ocupação de um terreno particular localizado na esquina da Rua João Batista da Cruz Jobim com a Rua Pedro Santini, perto da estação rodoviária, no bairro Nossa Senhora de Lourdes. No local, já estavam instaladas seis famílias de caingangues.
Conforme o Grupo de Apoio aos Indígenas (Gapin), o grupo de indígenas viria a Santa Maria, em dezembro, em função da venda de artesanato que normalmente fazem perto da época de Natal. No entanto, a vinda foi antecipada para promover uma ampliação da ocupação da área. A estratégia é de aumentar a pressão sobre as autoridades, nos três níveis de governo, para que seja dada uma solução efetiva para os índios, com a destinação de uma área definitiva para eles.
Por conta da falta de estrutura no acampamento, o Gapin está pedindo para que os santa-marienses vão até o local e vejam a real situação dos índios. Também é solicitada a doação de alimentos, lona, barracas, ferramentas, lenha para o fogo e madeiras, entre outras coisa. São necessários ainda voluntários para trabalharem no acampamento, na recreação e no reforço escolar de crianças, entre outras funções, e transporte de pessoas.
Os interessados em ajudar podem entrar em contato pelo telefone (55) 9613-4398.
Fonte: Diário de Santa Maria
Nenhum comentário:
Postar um comentário