domingo, 20 de novembro de 2011

Salvando Vidas

  

     Persistente, dedicada e cheia de conhecimento, esta mulher é uma guerreira para salvar vidas. Juliana Knorst é coodenadora Regional do SAMU e realiza um trabalho relevante em nossa comunidade.
     Natural de Horizontina, reside em Santa Rosa desde os sete anos de idade e formada enfermeira pela UNIJUI-2005. Pós-graduada em Urgência, Emergência e Trauma, Estratégia em Saúde da Família e no momento faz pós-graduação em Formação Pedagógica para Docentes da Educação Profissional e Tecnológica. Como coordenadora do SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, atende os municípios de Santa Rosa, Horizontina, Três de Maio e Giruá, pelo Hospital Vida & Saúde de Santa Rosa.
     Juliana é solteira, tem o filho Lucas Knorst Batista, de quatro anos, adora viajar com a família e curtir o filho. 
     Para esta ariana, ser socorrista exige muito mais do que competência, fé e dedicação, e afirma: "Ficamos a postos às chamadas que nos levam a situações nunca vividas antes, mas estamos preparadas para levar no momento preciso o ansioso salvamento. Somos anjos defensores da vida, somos pacientes, perseverantes e ágeis no ato de salvar vidas. Que nosso trabalho seja sempre de puro amor a humanidade".

     A VOICE desta semana conversou com Juliana, que nos fala sobre este ato de amor e coragem de salvar vidas.

Qual a história da Juliana?
Minha história profissional iniciou aos 15 anos de idade, onde acompanhei a minha avó em longas internações hospitalares, despertando em mim a paixão pela arte de cuidar, que é a enfermagem. Aos 19 anos de idade, fiz vestibular em Ijuí - UNIJUÌ, curso de enfermagem e fui aprovada, indo residir no município para estudar. Aos 24 anos, formada, logo consegui o tão sonhado emprego em um Hospital localizado em São Jerônimo/RS. Retornei para Santa Rosa em 2008 por motivos familiares e em 2009 teve início essa nova e fantástica fase da minha vida, que foi fazer parte da Família SAMU.

Qual sua satisfação em relação ao seu trabalho? 
Sinto-me realizada e comprometida com a oportunidade de assumir o papel de coordenação deste serviço, onde todos os integrantes da equipe possuem alto grau de capacitação e dedicação.

Como podemos definir o SAMU?
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um programa tripartite (Federal, Estadual e Municipal) que têm como finalidade prestar socorro à população em casos de urgência e emergência.  Ao discar o número 192, o cidadão estará ligando para uma central de regulação que conta com profissionais de saúde e médicos treinados para dar orientações de primeiros socorros por telefone. São estes profissionais que definem pelo tipo de atendimento, qual ambulância e equipe adequados a cada caso. Há situações em que basta uma orientação por telefone. 
O SAMU atende pacientes na residência, no local de trabalho, na via pública, ou seja, através do telefone 192 o atendimento chega ao usuário onde este estiver. A equipe presta atendimento no menor tempo possível, já no local, ainda fora do ambiente hospitalar, salvando vidas e diminuindo sequelas. O programa oferece o direcionamento para o serviço mais próximo e adequado, assim a equipe que está na ambulância ganha tempo (diminui o tempo/resposta), o que é crucial em emergências.

Quais são os principais objetivos dos serviços do SAMU?
Prestar o atendimento pré-hospitalar (APH) móvel no município em situações de urgência e emergência de qualquer natureza, proporcionando os recursos necessários para o atendimento, e realizar os transportes medicalizados entre os hospitais.

Como vocês desenvolvem o trabalho e de quantas pessoas é composta a equipe?
O SAMU Regional Santa Rosa/RS, iniciou suas atividades no dia 05/09/2009, vinculado ao Hospital Vida e Saúde e ocupa indiscutível posição dentro do sistema de saúde, com reconhecimento de sua importância pela sociedade regional. 
O atendimento de emergência ocorre por telemedicina, 24h por dia, sendo gratuita e solicitada através de ligação realizada ao numero 192, com gravação total das conversações. 
Esta ligação é atendida na central de regulação em Porto Alegre, a qual acolhe a solicitação, registra os dados principais do atendimento, como nome, endereço, ponto de referência, etc..., e após transfere a ligação ao médico regulador, o qual após avaliar o quadro clínico do paciente/vítima, define qual ambulância encaminhar para o atendimento.
O sistema vinculado ao Hospital Vida & Saúde dispõe de cinco ambulâncias e uma motolância.
 - 01 unidade móvel de suporte avançado (USA/UTI) composta por um médico, um enfermeiro e um condutor.
 - 04 unidades móveis de suporte básico de vida (USB) composta por um técnico de enfermagem e um condutor.
 - 01 motolância (MT) conduzida por um técnico de enfermagem.

O número 192 atende os chamados de urgência. Quais são os casos clínicos de urgência prestados pelo SAMU?
Urgências e emergências hipertensivas, crise convulsiva, diabetes mellitus, AVE - Acidente Vascular Encefálico, PCR - Parada Cardiorrespiratória, insuficiência respiratória, entre outros.

Qual é a rotina de trabalho da equipe?
Cada componente da equipe assume o plantão conforme escala de trabalho. É feita a conferência da ambulância e motolância através dos check list mecânico e funcional, onde todos os equipamentos e materiais são contados e testados com a finalidade de estar tudo em perfeita condição no momento do atendimento. Após, a equipe permanece na base, aguardando o próximo chamado.

Pelas estatísticas, qual é o maior gargalo dos acidentes aqui em Santa Rosa?
Os acidentes ocorrem principalmente nos domingos, sextas-feiras e segundas-feiras, respectivamente. Em dias úteis, os atendimentos se dão nos horários de pico.

Quem são os parceiros do SAMU?
Polícia Rodoviária Estadual e Federal, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e a mídia em geral.

Como as pessoas e a comunidade podem ajudar os serviços do SAMU?
Colaborando na educação, divulgação e conscientização da população em geral quanto à importância e funcionamento do serviço.

Que hábitos devemos ter para manter a saúde equilibrada? 
Manter uma alimentação saudável, praticar atividade física regular, procurar uma forma de escape no dia a dia para reduzir os níveis de estresse.

O que procura nos amigos? 
Sinceridade, honestidade e companheirismo

Frase preferida: 
Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã. Mahatma Gandhi.

Qual o talento que mais gosta de ter?
Humanidade, amor ao próximo como se fosse a mim mesma.

A geração saúde é a sua, a dos seus filhos ou a dos seus netos?
A geração saúde compreende o agora, o hoje. A geração atual deve manter hábitos de vida saudáveis, para que as futuras continuem seguindo esses hábitos adquiridos com o passar dos anos.

Traço marcante de sua personalidade: 
Persistência.

Um hábito que não abre mão? 
Estudar.

Qual a lembrança mais remota de sua infância?  
A presença agradável dos meus familiares.

Uma mensagem à nossa comunidade:
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) tem contribuído desde a sua implantação para mudar o perfil do atendimento de emergências no Brasil. O programa, criado pelo Ministério da Saúde, ajuda a reduzir mortes e as sequelas decorrentes de acidentes e outras situações de risco. 
Hoje, a comunidade de Santa Rosa está servida por este serviço, caracterizado como de primeiro mundo, onde até há pouco tempo, somente grandes centros possuíam esse modelo que tem por finalidade chegar o mais breve possível à população que necessita de atendimento medicalizado de urgência, visando a redução do número de mortes, tempo de internações nos hospitais e as possíveis sequelas por falta de socorro adequado, prestando atendimento em urgências e emergência traumáticas e clínicas, além de pediátricas, cirúrgicas, gineco-obstétricas e psiquiátricas da população. Com o SAMU, a assistência à população inicia antes mesmo da ambulância chegar ao local do evento, pois ao atenderem a ligação, os médicos reguladores já explicam os primeiros procedimentos às pessoas que ligam pedindo ajuda.

Fonte: Jornal Noroeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário