quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Atleta perde os pés após 2 dias perdido na neve

    O corredor Marco Cheseto
   
(Foto: University of Alaska Anchorage)


     Um corredor fundista queniano teve os pés amputados após passar mais de dois dias perdido em meio a tempestades de neve no Estado do Alasca, nos Estados Unidos.
     Marko Cheseto, de 28 anos, que competia pela University of Alaska Anchorage, não estava usando roupas adequadas para o frio quando desapareceu.
     Quando foi encontrado, no dia 9 de novembro, ele sofria de hipotermia e tinha congelamento dos pés e das mãos.
     Segundo funcionários da universidade, suas mãos devem se recuperar totalmente, mas os pés estavam comprometidos e tiveram que ser amputados.

Depressão

     O desaparecimento de Cheseto, um dia após o retorno vitorioso da equipe de cross-country da universidade em um campeonato no Estado de Washington, gerou buscas intensas pelo atleta.
     Segundo a universidade, Cheseto, que estuda enfermagem e nutrição, permanecerá no hospital por um longo período para recuperação.
     Em uma declaração ao jornal universitário 'The Northern Light', Cheseto agradeceu à instituição e aos voluntários que ajudaram nas buscas por ele.
     'Apesar de ainda estar me recuperando - tanto fisicamente quanto emocionalmente - eu farei o meu melhor para devolver o que puder à comunidade que me ajudou tanto e ao meu país de origem, o Quênia. Eu peço desculpas sinceras por qualquer problema que eu possa ter provocado', disse.
     Cheseto sofria de depressão desde que um outro corredor queniano da universidade, William Ritekwiang, de sua cidade-natal, Kapenguria, se matou, em fevereiro.
     Após 48 horas ao ar livre em temperaturas congelantes, Cheseto entrou cambaleando em um hotel perto do campus da universidade na madrugada do dia 9 de novembro.
     O gerente noturno do hotel afirmou ao jornal 'Anchorage Daily News' que a equipe de paramédicos que o atendeu não conseguia tirar seus sapatos, que estavam congelados com seus pés.
     Durante o período em que competiu pela universidade, Cheseto estabeleceu o recorde para a Meia Maratona da Prefeitura de Anchorage, em 2010, e venceu vários campeonatos estudantis americanos.

Fonte: Do G1, com informações da BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário