Uma proposta para o transporte público do estudante de arquitetura Kaiodê Leonardo Biague venceu o Prêmio Jovem Cientista, na categoria ensino superior. Minas Gerais teve dois ganhadores, entre os mais de 2,3 mil trabalhos inscritos. Um corredor para a movimentação de ônibus, com estações modernas em que os equipamentos fossem movidos pela energia solar foi o projeto de Biague.
A proposta do jovem se baseou no sistema BRT, que será implantado em Belo Horizonte. Com a orientação de um professor, ele fez o trabalho que ganhou o primeiro lugar no concurso, com o tema Cidades Sustentáveis.
Outros vencedores do prêmio
Entre os estudantes de Ensino Superior, a vencedora também vem de Minas Gerais. Uende Aparecida Figueiredo Gomes fez o segundo grau em escola pública no interior do estado e depois se formou em engenharia ambiental na Universidade Federal de Viçosa. Ela foi premiada pela tese de mestrado.
Na categoria Estudante de Ensino Médio, quem ganhou foi Ana Gabriela Person Ramos, da Escola Técnica Estadual Conselheiro Antônio Prado, em Campinas (SP). Seu projeto desenvolveu embalagens ecológicas para mudas.
Os vencedores receberão o prêmio no Palácio do Planalto, em Brasília, no dia 6 de dezembro, das mãos da presidente Dilma Rousseff. A premiação é uma iniciativa do CNPq, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a General Electric do Brasil (GE).
Fonte: Do G1 MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário