sexta-feira, 15 de julho de 2011

Caso precise ser sacrificada, baleia receberá anestésicos, explica bióloga


Baleia encalhada no litoral pode ser sacrificada ainda hoje em Pinhal
Crédito: Tárlis Schneider / Agência Freelance / CP



     Os veterinários e biólogos que trabalham na tentativa de salvar a baleia jubarte que está encalhada na praia de Balneário Pinhal aguardam por um exame para definir o futuro do animal, o que ocorrerá no final da tarde. Caso ele precise ser sacrificado, será utilizada uma grande dose de anestésicos. “É para que o animal não sofra”, explicou a bióloga Cariane Campos Trigo. 
     De acordo com ela, o procedimento de sacrifício, se for necessário, será o mesmo utilizado em agosto do ano passado, quando outra baleia encalhou duas vezes no Litoral Norte gaúcho. Enquanto o resultado do exame não chega, veterinários da Ufrgs seguiam monitorando os batimentos cardíacos do animal. 
     “A baleia está num estado de saúde bem precário”, afirmou Cariane. Em avaliação realizada mais cedo, foi constado que a baleia está muito magra e com a saúde debilitada. A pele do animal, que tem cerca de um ano de idade, aparenta um aspecto ruim. 
     Para a realização do exame que apontará o futuro da jubarte, foi retirado uma amostra de sangue. O material foi encaminhado para um laboratório em Capão da Canoa. A baleia está encalhada desde ontem em Pinhal.
     Dezenas de curiosos estão nas imediações do local onde o mamífero encalhou. Policiais do Batalhão Ambiental isolaram parte da área, para facilitar o trabalho dos biólogos e veterinários do Ceclimar, da Ufrgs e da Uergs que estão na operação. A quantidade excessiva de gente também pode deixar a baleia nervosa, de acordo com Cariane.
Muito magra, baleia está encalhada em Pinhal
Crédito: Divulgação / CP

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário