sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Secretário da Agricultura participa da Abertura Oficial da Colheita do Milho em Horizontina


Secretário da Agricultura, Ernani Polo, destaca a importância da produção do milho para o Estado, durante abertura da colheita
Secretário da Agricultura, Ernani Polo, destaca a importância da produção do milho para o Estado, durante abertura da colheita - Foto: Alexandre Farina

Acompanhado do Governador do Estado, José Ivo Sartori, o Secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo participou, na manhã desta sexta-feira (16), na localidade de Tunas, em Horizontina, da 4ª Abertura da Colheita do Milho. O ato ocorreu na propriedade do Sr. Ademar Germano Zappe.

Consolidado como uma das principais culturas, ficando apenas atrás do arroz e da soja, o milho tem grande importância no cenário mundial. Um dos principais destaques da 4ª edição foi o uso da alta tecnologia, aplicada desde o preparo da lavoura, no plantio, irrigação, colheita e pós colheita.

Para a atual safra de verão, 850 mil hectares de milho foram plantados no Estado e a estimativa é colher entre 4,5 e 5 milhões de toneladas do cereal nos meses de janeiro e fevereiro. A boa produtividade na área plantada pelo produtor Ademar Zappe, na comunidade Lageado Guilherme, deve-se muito ao sistema de irrigação por gotejamento subterrâneo para cultura de milho e soja. “É muito importante a secretaria estar atuante e comprometida com a ampliação da produtividade, através de programas de investimento. Queremos melhorar ainda mais o acesso a irrigação, para elevar o número de conveniados, buscando eliminar entraves que possam dificultar o acesso ao programa pelos produtores. Desta forma teremos mais garantia de produtividade e consequentemente um desenvolvimento melhor de nosso setor primário”, afirma o secretário Ernani Polo.

O sistema contempla cerca de 28 hectares irrigados na propriedade da família Zappe. No milho, por exemplo, a irrigação pode até triplicar a produtividade, funcionando também como espécie de seguro agrícola. No Estado, a cada dez safras sete enfrentam perdas com estiagem, levando o agricultor a ter prejuízos na colheita.

A Abertura da Colheita do Milho também tem o objetivo de propiciar maior integração entre produtores e fornecedores para o desenvolvimento da cultura, divulgação de novas tecnologias, promoção da cadeia produtiva e produtos e serviços para o setor, o que incluem linhas de crédito e forma de financiar a atividade.

O evento é realizado pela Associação dos Produtores de Milho do Estado (Apromilho-RS) e a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) em parceria com a Prefeitura de Horizontina e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Também estiveram presente o Presidente da Assembleia Legislativa, Gilmar Sossela, produtores e demais autoridades.

Fonte: Assessoria de Comunicação | Secretaria da Agricultura e Pecuária

Nenhum comentário:

Postar um comentário