sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Sartori participa da abertura oficial da Colheita da Maçã em Vacaria

Sartori cita Vacaria como exemplo de superação econômica no RS


colheita da maçã
   Colheita da maçã em Vacaria - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini 

Vacaria é um exemplo de superação para todo o Estado na forma como se destaca na produção de maçãs, disse o governador José Ivo Sartori ao participar da abertura oficial de 2015 da colheita da fruta, na manhã desta sexta-feira (30) no município. “As grandes colheitas começam com pequenas sementes e isso nos convida a lançar um olhar diferente para encontrar o tão desejado equilíbrio econômico entre as diversas regiões do Rio Grande do Sul”, enfatizou o governador. Sartori afirmou estar disposto e com muita vontade de trabalhar coletivamente para alcançar esse objetivo. O governador visitou ainda o CTG Porteira do Rio Grande, um dos mais destacados do RS. 

Também esteve presente o secretário Ernani Polo, da Agricultura e Pecuária, que falou de sua disposição de unir-se aos técnicos nas ações de desenvolvimento do setor agrícola gaúcho. “Desejo ser o interlocutor  entre os produtores e o Ministério da Agricultura no que se refere à captação de recursos”, afirmou Polo, citando especialmente a necessidade de coberturas de pomares para protegê-los das intempéries. Tal como aconteceu em Caxias recentemente, quando apenas um hectare sofreu danos com a chuva de granizo.

Ao saudar os visitantes, o representante da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), Celso Zancan, festejou o fato de esta ser a primeira vez que um governador gaúcho visita a Estação Experimental de Fruticultura da Embrapa em Vacaria, cujo supervisor é Adalécio Kovaleski. Participaram ainda do evento os secretários Geral de Governo, Carlos Búrigo, e de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, além de Gilmar Sossella, presidente da Assembléia Legislativa, entre outras autoridades. 

A colheita da maçã ocorre entre os meses de janeiro e abril de cada ano no Brasil, e o evento é uma promoção da Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi) e da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM). Os produtores esperam colher mais de 14 mil hectares de pomares no Estado, dos quais 6.770 apenas em Vacaria, na Região dos Campos de Cima da Serra. A produção de maçã no Brasil se concentra na Região Sul, responsável por 98% dos números nacionais. O cultivo da maçã é realizado por mais de 2.300 produtores, mas a maior parte da fruta provém de grandes empresas.

O Rio Grande do Sul, conforme dados da Agapomi, possui cerca de 550 pomicultores cultivando uma área total de mais de 14 mil hectares. Vacaria se destaca no RS e registrou em 2014 uma produção de mais de 270 mil toneladas. O município é responsável por quase 25% do total de maçãs cultivadas no Brasil, o que o torna o maior produtor e exportador brasileiro da fruta. O Estado é atualmente o segundo maior produtor nacional de maçã e responde por cerca de 45% da produção brasileira, atrás apenas de Santa Catarina. O nordeste gaúcho, com as regiões dos Campos de Cima da Serra e Serra, concentra os municípios com maior produção. Destacam-se no conjunto Vacaria, Caxias do Sul, Bom Jesus, Muitos Capões, São Francisco de Paula, Ipê, Monte Alegre dos Campos e São José dos Ausentes.

Texto: Gabriela Alcântara
Edição: Redação Palácio Piratini/ Coordenação de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário