sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Ijuí: HCI suspende os atendimentos eletivos SUS a partir de segunda-feira


“A direção reconhece e reitera a compreensão e apoio dos colaboradores, médicos e fornecedores, mas não podemos mais continuar nesta situação, estamos a beira da falta de medicamentos e materiais básicos para rotina do hospital. Estaremos enviando um comunicado oficial ao Ministério Público, Poder Executivo e Legislativo Municipal e Estadual informando da nossa decisão”, salientou o presidente da AHCI, Claudio Matte Martins.


Após reunião extraordinária entre diretoria e corpo clínico do HCI no dia 26, que teve como pauta a atual situação do hospital diante dos atrasos nos repasses dos valores de prestação de serviços e incentivos federais e estaduais anteriores a dezembro de 2014, e da não previsão de recebimento dos mesmos, houve o consenso de suspender os atendimentos eletivos SUS em todos os setores do hospital, com exceção dos casos de urgência e emergência.

A situação se agravou após as declarações dadas pelo secretário da Saúde, Dr. Gabbardo de que não há garantia de pagamento dos valores contratualizados pelos hospitais devido a falta de recursos orçamentários.

Soma-se a isso, o decreto nº 52.230 do governador Sartori, publicado no Diário Oficial do Estado em 5 de janeiro, suspendendo pagamentos a fornecedores por 180 dias, restringindo ainda mais os gastos do governo.

A paralisação inicia nesta segunda (02) e segue por tempo indeterminado, ou até que ocorra a regularização total dos valores em atraso que, mesmo tendo sido pagos em parte em janeiro, ainda somam R$ 8,9 milhões.

Apesar de várias tentativas de contato pela direção através de envio de documentos, audiências com a Secretaria de Saúde, e também da intervenção da Federação das Santas Casas do RS, não houve uma contrapartida por parte do governo para solução deste impasse.

O principal comprador de serviços do Caridade é o SUS, porém a defasagem nas tabelas de remuneração não permite que o hospital faça reservas financeiras, muito menos suporte atrasos ou absorva valores não recebidos pela prestação dos serviços.

Fonte: PORTAL IJUHY.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário