sábado, 31 de janeiro de 2015

Três soldados chadianos e 123 rebeldes morrem em ataques em Camarões

Exército do Chade reagiu a ataque do Boko Haram nessa sexta-feira

Cento e vinte e três integrantes do Boko Haram e três soldados chadianos morreram em ataques lançados pelo grupo islamita nigeriano no Extremo norte do Camarões, de acordo com um comunicado do Estado-Maior do Exército do Chade divulgado em rede nacional de televisão. “O balanço é de "três mortos e 12 feridos" no Exército chadiano, além de 123 islamitas abatidos após dois ataques na quinta-feira e na sexta na região de Fotokol, onde se encontra o contingente do Chade”, informou a nota. Os militares foram mortos "por artefatos explosivos de fabricação artesanal", acrescentou o comunicado.

O Boko Haram lançou o primeiro ataque na quinta-feira, em Bodo, às 16 horas (local), na região de Fotokol, disse o Exército, acrescentando que "o inimigo foi repelido por nossas forças da defesa e de segurança". Nessa sexta, uma nova tentativa de incursão também foi "violentamente repelida" e "o inimigo fugiu em desbandada", acrescentou a fonte.

As tropas chadianas chegaram ao Camarões em 17 de janeiro e começaram a se instalar na quarta-feira em Fotokol, cidade na fronteira com a nigeriana de Gamboru, controlada pelo Boko Haram. Este movimento de tropas faz parte das "ações preliminares" do compromisso do Exército chadiano que combaterá o Boko Haram ao lado das tropas camaronesas, segundo um oficial de alta patente do Exército de Camarões.

Há meses, o Boko Haram controla a cidade nigeriana de Gamboru, separada de Fotokol apenas por uma ponte de cerca 500 metros. A cidade camaronesa tem sido alvo frequente de tentativas de ataques dos islamitas nigerianos. Posicionado nessa cidade, o Exército camaronês conseguiu repelir o grupo até agora.

Fonte: AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário