quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Santo Augusto: Marco Histórico Cemitério dos Degolados é revitalizado


      Prefeito José Luiz Andrighetto, fazendo a abertura do evento

Na manhã de quinta-feira, 29/01, ocorreu a inauguração do Memorial do Degolados e a Revitalização do Cemitério dos Degolados, ponto turístico do município de Santo Augusto, de acordo com a Lei Municipal Nº 1.921, de 08/05/2007. Diversas autoridades municipais e regionais estiveram presentes no evento, a revitalização do Ponto histórico Turístico é uma forma de relembrar o confronto entre Chimangos e Maragatos, que ocorreu no ano de 1923, durante 324 dias, por todo o estado do Rio Grande do Sul, em decorrência da reeleição do republicano Borges de Medeiros,

A secretária da SICOMTUR, Emília Göttert, destacou a importância do ato e o objetivo do município em preservar a história local. “A revitalização deste local simboliza o resgate de uma história, que precisa ser lembrada pela população santoaugustense e regional.O fato que desencadeou na degola de oito pessoas, de forma cruel, serve para lembrar aos homens que existem outras formas de solucionar conflitos eproblemas, que não sejam necessariamente por meio de um confronto armado. E também temos que ressaltar a importância que o cemitério dos degolados têm dentro da Rota do Yucumã, a qual o município de Santo Augusto encontra-se inserido”, declarou.

Os visitantes contarão, a partir de agora, como uma estrutura mais completa, com bancos para descanso, arborização, estacionamento ampliado e a história retratada em sete painéis, relatando a batalha que resultou na degola de oito Maragatos durante a Revolução Libertadora de 1923.

      Momento do descerramento da fita



Texto: Kátia Schwantes Lacorte
Fotos: Cleusa Maria Strada
SICOMTUR | Prefeitura Municipal de Santo Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário