quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Cerca de 50 cães são abandonados na ERS 040, em Viamão

Protetores de animais se mobilizaram para abrigar os cães

Cerca de 50 cães são abandonados na ERS 040 | Foto: Ricardo Giusti / CP
   Cerca de 50 cães são abandonados na ERS 040 | Foto: Ricardo Giusti / CP

Cerca de 50 cães foram abandonados às margens da ERS 040, em Viamão. Segundo a prefeitura do município, eles teriam sido deixados na madrugada de segunda-feira e no decorrer da semana foram se espalhando.  Na tarde desta quinta-feira, restavam aproximadamente 20 animais, no terreno de uma fábrica, no km 13 da rodovia. 

Protetores de animais se mobilizaram para dividir os cães e dar abrigo a eles. “Acreditamos que não sejam de alguém da localidade, mas eles, provavelmente, eram cuidados no mesmo local, pois se mantêm próximos”, afirmou Marco Gutierres, do Sítio da Eneida, onde cuida de cerca de 360 cães junto com a esposa Eneida. Gutierres relata que a prefeitura pediu auxílio. “Eles solicitaram que viéssemos aqui para ajudar, mas disseram que não podiam contribuir por falta de verba e espaço. Nós também não temos condições para alimentar todos assim do nada.” 

De acordo com os protetores, alguns animais foram para a beira da estrada e acabaram se ferindo, outros se escondiam no terreno, entre a grama alta e um amontoado de lixo. “Quando chegaram estavam bem saudáveis. É por isso que acreditamos que foram desovados de alguma casa de passagem ou até de alguma prefeitura”, acredita o protetor independente Gabriel Brasil. 

O bombeiro civil Francisco Galmarini, do núcleo dos voluntários do município, foi ao local na segunda. “A equipe de Zoonoses da cidade foi ali duas vezes e está tentando encaminhar para ONGs. A prefeitura não tem um espaço para colocá-los.”

Jéssica Mello
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário