sexta-feira, 15 de julho de 2016

EUA, Rússia e UE reagem a golpe na Turquia e buscam entender situação

Militares tomaram o poder e anunciaram lei marcial no país

Militares tomaram o poder e anunciaram lei marcial no país | Foto: Yasin Akgul / AFP / CP
   Militares tomaram o poder e anunciaram lei marcial no país | Foto: Yasin Akgul / AFP / CP

O golpe posto em prática pelo exército na Turquia gerou reações de Estados Unidos, Rússia e União Europeia. O secretário de Estado americano, John Kerry, declarou nesta sexta-feira que está acompanhando os eventos, onde as tropas militares estão nas ruas em meio a toque de recolher e lei marcial. Kerry disse esperar que, independentemente do desenrolar dos acontecimentos, a Turquia possa resolver a crise, preservando a paz, a estabilidade e o respeito pela "continuidade".

Em entrevista coletiva, o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, Kerry admitiu não estar a par dos acontecimentos e que ainda está tentando entender o que se passa na Turquia. A Casa Branca informou que o presidente Barack Obama está sendo informado da situação em Ancara por sua equipe de Segurança Nacional. "Os problemas da Turquia devem ser resolvidos dentro do respeito pela Constituição", declarou Lavrov.

Nesse contexto de tensão crescente, a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, pediu "contenção" e "respeito às instituições democráticas". "Em contato constante com a delegação da UE em Ancara e em Bruxelas direto da Mongólia. Apelo à contenção e ao respeito pelas instituições democráticas", destacou Mogherini.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, "foi informado pelo chefe dos Serviços Secretos gregos" da evolução dos acontecimentos no país vizinho e pediu que o ministro da Defesa, Panos Kammenos, e o chefe do Estado-Maior também sejam atualizados. O canal público grego Ert1 interrompeu sua programação para acompanhar ao vivo o que se passa na Turquia.


AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário