quarta-feira, 27 de julho de 2016

Polícia Civil deflagra operação contra o abigeato em cinco cidades do RS

Ações ocorrem em Jaguari, São Nicolau, Pirapó e Garruchos e Quaraí

Ação ocorre na fronteira-oeste e região da campanha (Foto: Polícia Civil / Divulgação)
   Ação ocorre na fronteira-oeste e região da campanha (Foto: Polícia Civil / Divulgação)

A Polícia Civil desencadeou na manhã desta quarta-feira uma operação de combate ao furto de animais em propriedades rurais em cinco cidades do Rio Grande do Sul. As ações ocorrem em Jaguari, São Nicolau, Pirapó e Garruchos e Quaraí. Onze pessoas acabaram presas.

As investigações começaram em junho deste ano, quando um proprietário de uma localidade rural registrou ocorrência afirmando que 44 bovinos foram furtados de sua propriedade em Garruchos. Ao longo da investigação, que contou com o fornecimento da movimentação de bovinos e trabalho de conferência de animais, foram recuperadas 32 reses nos municípios de Jaguari, São Nicolau e Pirapó.

Ainda segundo a investigação, foi identificada conexão existente entre os abigeatários dessa região e de Quaraí, ou seja, o gado furtado em uma região era encaminhado para a outra.

A operação que leva o nome ORIGAMI (dobradura de papel) porque foi constatada a existência de vários casos em que a pessoa tem cadastro de animais junto a SRA, mas de fato no campo nada tem (justamente para legalizar gado furtado). A investigação então, sempre que vislumbrava esta situação relatava que os animais eram de papel. São cumpridas 24 ordens judiciais, sendo 11 prisões preventivas, e 13 mandados de busca e apreensão.


Fonte: Eduardo Paganella / Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário