quarta-feira, 28 de março de 2012

Corsan completa 46 anos de atuação no Rio Grande do Sul


     Nesta quarta-feira (28), a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) comemora 46 anos de criação. Ao longo da história, a Corsan se tornou uma empresa sólida, atendendo a 325 municípios gaúchos e cerca de 7 milhões de usuários. O primeiro desafio enfrentado foi a universalização do serviço de abastecimento de água no Estado. Atualmente, o Rio Grande do Sul possui 98% da população urbana com acesso à água tratada devido a esta atuação.

     Para o diretor-presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, a prestação de serviço regionalizada foi essencial para que os pequenos municípios também atingissem esse percentual. "Dispomos de 24 mil quilômetros de redes de água. Hoje levamos água tratada de qualidade em todas as regiões atendidas pela Companhia, independentemente do tamanho da cidade", afirma. "Ainda assim, permanecemos investindo na otimização desse abastecimento e na renovação das redes de água. Queremos atingir em maior escala as áreas rurais e localidades afastadas", garante Dutra.

Uma nova realidade no saneamento

     Nos últimos anos, o setor ganhou destaque com a publicação da Lei Nacional do Saneamento, sancionada em 2007 e regulamentada em 2010. Também nesse período, o Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento, concretizou uma política permanente de investimentos.

     Neste contexto, nasce um novo cenário, que está possibilitando à Corsan investir até 2015 o montante de R$ 2,2 bilhões em saneamento. "Se, anteriormente, não havia recursos disponíveis e, tampouco, vontade política de se investir em saneamento, agora a realidade encontrada é diferente", esclarece o presidente da companhia, salientando que há investimentos garantidos e compromisso dos governos Federal e Estadual. "O saneamento está vivendo uma nova realidade, com um presente próspero e um futuro ainda mais promissor", completa Dutra.

Esgoto tratado

     Hoje, o grande foco dos investimentos da companhia é o esgotamento sanitário. Até 2006, a Corsan possuía a concessão de esgoto em apenas 42 municípios. Em 2012, já é responsável por 228 contratos de água e esgotos, e a empresa trabalha para dobrar o percentual de cobertura no Estado. "Em breve poderemos sentir o salto de qualidade que teremos em tratamento de esgoto. Temos mais de 300 obras em andamento no Rio Grande do Sul. Através desses empreendimentos, os grandes municípios gaúchos chegarão, em quatro anos, com a capacidade de tratar cerca 50% do seu esgoto", finaliza Arnaldo Dutra.

Fonte: CORSAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário