quinta-feira, 22 de março de 2012

Grêmio volta a tomar susto, mas vence o River de virada no Olímpico

 
  Marcelo Moreno marcou o gol de empate, na primeira etapa
  Crédito: Fabiano do Amaral 

     Não sem um grande susto no primeiro tempo, o Grêmio conseguiu a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil sobre o River Plate-SE, nesta quarta-feira, no estádio Olímpico. A zaga voltou a fazer água e deixou os adversários abrirem o placar, com Lelê, mas Marcelo Moreno empatou aos trancos e barrancos e tranquilizou a partida. No segundo tempo, o Tricolor fez a virada, com Werley e Leo Gago, definindo a partida em 3 a 1. O adversário agora é o Ipatinga, que garantiu sua classificação em apenas um jogo.

Começo inconsistente

     Apesar do discurso de "consolidar" as vitórias e manter o foco para engrenar na temporada, o Tricolor iniciou a partida de forma inconsistente. Até pressionou no começo da partida e desperdiçou chances, mas dava muito espaço para o River, que encarava o Grêmio como se não enxergasse diferenças no peso da camisa. 

     Lelê abriu o placar e paralisou a torcida gremista no Olímpico, da mesma forma como deixou estática a zaga tricolor no lance. Em cobrança de escanteio, Pará tentou se adiantar para deixar os adversários em impedimento, mas demorou para sair. Lelê ficou livre e dividiu com Victor. Os zagueiro continuaram olhando. O jogador sergipano levantou mais rápido que o goleiro gremista e cutucou para as redes.

Marcelo Moreno tranquiliza com gol de empate

     O Grêmio foi para cima, mas sem intimidar o River. Aos 16 minutos, Marcelo Moreno conseguiu um lance de efeito. Souza cruzou da esquerda, o centroavante dominou no peito e mandou o voleio para o gol. Pablo pegou, bem posicionado. Na sequência, foi a vez de Bertoglio perder oportunidade. Ele foi lançado na esquerda, ganhou na velocidade e tentou tirar do goleiro, mas chutou mal, direto para fora. O contragolpe engasgou os torcedores. Almir Sergipe ficou livre, driblou na área e virou para o chute. Felizmente, saiu fraco e Victor recolheu.

     Aos 35 minutos, finalmente o Grêmio desafogou. E não poderia ser num gol tranquilo. Kleber fez linda jogada e passou para Marco Antônio, nas costas da zaga. O meia olhou Marcelo Moreno e tocou para o centroavante. Livre, o boliviano tropeçou na bola, mas levou sorte. Na sequência, conseguiu recuperar e chutar no canto esquerdo para empatar. No lance seguinte a vida ficou mais tranquila para o Tricolor. Lelê, o melhor do River até então, fez falta por trás em Bertoglio e acabou expulso. 

Virada no cansaço do River


     Com um homem a mais por todo o segundo tempo, o Grêmio tocou bola e pressionou o River, que se segurou enquanto pôde. Sustentou o empate até por mais tempo do que os gremistas gostariam, mas aos 33 minutos, após diversas chances perdidas, os tricolores puderam comemorar a virada. 

     Marquinhos substituiu Marco Antônio com qualidade e foi essencial para a vitória. Primeiro, cruzou com perfeição, na cabeça de Werley. Sozinho, o zagueiro desviou no canto esquerdo. Léo Gago entrou predestinado a marcar gol, no lugar de Souza, e fez o seu em falta sofrida por Marquinhos. Aos 39 minutos, o volante gremista mandou um balaço de frente para a área. A bola desviu na barreira e entrou no canto esquerdo, confirmando o 3 a 1.

Copa do Brasil - 1ª fase


Grêmio 3 
Victor; Gabriel, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza (Léo Gago), Marco Antônio (Marquinhos) e Bertoglio; Kleber e Marcelo Moreno (André Lima).  Técnico: Vanderlei Luxemburgo

River Plater-SE 1
Pablo; Fabiano, Fernando Belém, Thiago Papel e Glauber (Fabinho); Fernando Pilar (Misael), Charles, Wallace, Lelê e Almir Sergipe; Jonathan (Claudinei). Técnico: Luiz Carlos Cruz

Gols: Lelê (11min/1ºT), para o River;  Moreno (35min/1ºT), Werley (34min/2ºT) e  Léo Gago (40min/2ºT), para o Grêmio.
Cartões amarelos: Gilberto Silva e Léo Gago (G); Charles (R)
Cartão vermelho: Lelê 
Arbitragem: Célio Amorim (Aspirante Fifa/SC), com Josué Gilberto Lamim (SC) e Neuza Inês Back (SC).
Local: estádio Olímpico
Público: 20.009

Fonte: Bernardo Bercht / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário