quinta-feira, 22 de março de 2012

Chuva de granizo muda paisagem no interior de Encruzilhada do Sul

Chuva de granizo muda paisagem no interior de Encruzilhada do Sul  Paulo Lanzetta/Especial 
  Fenômeno ocorreu no final da tarde desta quinta-feira na zona rural do município
  Foto: Paulo Lanzetta / Especial


     Um temporal de granizo atingiu a zona rural de Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, no final da tarde desta quinta-feira.

     De acordo com os moradores do 2º Distrito, conhecido como Rincão dos Rosas — cerca de 30 quilômetros de distância do centro da cidade — foram aproximadamente 20 minutos de intensa chuva de pedra. 

     O branco das pedras cobriu campos e estradas, e a paisagem rural lembrava cenários europeus. 

     — Se armou o temporal e veio, destruiu janela e foi um quebra-quebra de vidros. Moro há 30 anos aqui e nunca tinha visto uma coisa dessas — disse o agricultor Dauton Machado, 69 anos.

     De acordo com a Brigada Militar não houve nenhum chamado de moradores da região onde aconteceu o temporal. O casal de agricultores Antônio Soares e Siria de Freitas acredita que somente a região do Rincão dos Rosas tenha sido atingida. Ainda não se tem um cálculo dos prejuízos, mas eles calculam que tenham perdido toda a lavoura de milho. 

     — Era uma nuvem concentrada bem aqui em cima da gente. O meu marido disse, vem qualquer coisa aí, vem mais do que chuva e, em instantes, desabou aquela chuva de pedra — lembra a agricultora Siria.

     O granizo transformou a paisagem da cidade. O fotógrafo Paulo Luiz Lanzetta, 58 anos, voltava de um trabalho, pelo rodovia Rio Pardo-Encruzilhada do Sul (ERS-471) quando deparou com a cena. 

     — Cheguei uma meia hora depois do temporal, já vi chuva de granizo, mas nunca nessas proporções, a imagem era surreal — conta.

Fonte: Joice Bacelo / ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário