segunda-feira, 26 de março de 2012

Vigilância estadual interdita comercialização de embutido

     O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) informa que está temporariamente interditada a comercialização de linguiça de carne defumada e salame tipo italiano da marca Máster Indústria e Comércio de Embutidos Ltda., de Vista Alegre (RS). A proibição vale para os produtos com data de fabricação de março deste ano e validade para maio também deste ano.

     De acordo com o órgão, ligado à Secretaria Estadual da Saúde, desde o último dia 16, já foram identificados 80 casos de pessoas que passaram mal após o consumo dos alimentos. Alerta-se que quem possuir o produto em casa com essas datas de fabricação e validade que não os consumam. Pessoas que apresentarem mal-estar após a ingestão dos embutidos devem procurar atendimento médico e notificar as secretarias municipais de saúde.

     Nos casos em investigação, as pessoas apresentaram sintomas de náusea, vômito, distensão abdominal e diarreia. O período entre a ingestão e o aparecimento dos sintomas é de aproximadamente quatro horas. O quadro apresentado é típico de intoxicação pela toxina do estafilococus aureus.
  
     O fato já foi informado ao órgão responsável pela inspeção da indústria - a Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cispoa), da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio - para que sejam tomadas as devidas providências. Amostras dos produtos consumidos pelos casos suspeitos estão em análise microbiológica e físico-química no Laboratório Central do Estado (Lacen/RS).

Os registros ocorreram em oito municípios, veja:

- Três Passos (51 casos)
- Nonoai (7 casos)
- Esperança do Sul (8 casos)
- Tiradentes do Sul (2 casos)
- Tenente Portela (aldeia indígena em investigação)
- Ronda Alta (3 casos)
- Sapucaia do Sul (2 casos)
- Selbach (3 casos)

Fonte: Assessoria de Comunicação Social / Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário