quinta-feira, 29 de março de 2012

Rio Grande do Sul registra geada e temperatura pode variar mais de 20ºC

Rio Grande do Sul registra geada e temperatura pode variar mais de 20ºC Jean Schwarz/
Campo coberto pela geada às margens da BR-285, entre Bom Jesus e Vacaria, onde a mínima chegou a 2,1°C, às 6h (Foto: Jean Schwarz)


     Com temperaturas próximas de 0ºC, o Rio Grande do Sul registrou geada nesta quinta-feira. A formação de cristais de gelo foi percebida no final desta madrugada em Bom Jesus, na serra gaúcha. No entanto, de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros poderão variar em 20 graus.

     Em Vacaria, na Serra, a temperatura era de 2ºC às 7h, enquanto a máxima para o dia pode atingir 26ºC. Em Iraí, no Norte, há possibilidade da mínima bater na casa dos 7ºC e a máxima, nos 30ºC.

     — A massa de ar polar segue em movimento e vai para o oceano, possibilitando a elevação da temperatura em decorrência do tempo aberto. Um quadro ideal para as pessoas pegarem um resfriado — comenta o meteorologista da Somar Meteorologia, Celso Oliveira.

     Apesar de o frio continuar intenso nesta manhã, a probabilidade dos termômetros marcarem 0ºC é pequena, explica ele. Se a queda de temperatura chegar a meio grau, conforme os prognósticos desta madrugada, as mínimas não baixariam de 1ºC. Na quarta-feira, a cidade de Bom Jesus, nos Campos de Cima da Serra, registrou 1,8ºC.

     A diferença com relação a ontem é a perspectiva de formação de geada na Serra e no Planalto, de acordo com alerta emitido pelo Inmet. Oliveira observa que a menor quantidade de ventos na atmosfera pode favorecer a ocorrência do fenômeno. Em Porto Alegre, com 10,2ºC às 6h, o recorde histórico dos últimos 20 anos para o mês de março pode ser batido. Em 1990, fez 9,6ºC no dia 28.

     A temperatura segue em elevação até a próxima semana, salienta Oliveira. No fim de semana, as máximas podem ultrapassar os 30ºC no Rio Grande do Sul. Contudo, são esperadas mais duas ondas de ar frio até o final do mês de abril. A primeira chega ao Estado por volta do dia 12 e a segunda, no dia 20, mas não devem ser duradouras.

     — Todas essas ondas de frio são históricas pela força com que atingem a atmosfera, mas não pela duração. Inclusive o primeiro semestre deste ano deve ser mais frio que o segundo, ao contrário de 2011. Além disso, teremos o El Niño, que representa um inverno mais quente — analisa Oliveira.


Fonte: ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário