quarta-feira, 21 de março de 2012

Forte terremoto que atingiu o México deixou 11 feridos

Bombeiros retiram parte de passarela que caiu sobre micro-ônibus após terremoto no México (Foto: Alexandre Meneghini / AP)   Bombeiros retiram parte de passarela que caiu sobre micro-ônibus após terremoto no México
(Foto: Alexandre Meneghini / AP)


     O governo do México informou que o forte terremoto de magnitude 7,8 registrado no início da tarde de terça-feira (20) deixou 11 feridos: dois na capital mexicana e nove no estado de Oaxaca. O tremor também causou danos em centenas de casas no litoral sul do país.

     O secretário de governo, Alejandro Poiré, indicou em entrevista coletiva que as autoridades mantêm o alerta para atender possíveis danos derivados do terremoto, que provocou pânico nos estados do centro e do sul do México.

     Poiré assinalou que alguns dos feridos estão em estado grave e estão sendo atendidos em diversos centros médicos.

     O secretário disse ainda que durante a tarde de terça houve 19 réplicas de diversas magnitudes, entre 4,6 e 5,3 e acrescentou que o alerta será mantido durante 24 horas.

     Poiré também explicou que, caso se confirme que as casas danificadas nos municípios litorâneos dos estados de Guerrero e Oaxaca representam riscos, as pessoas poderão ser transferidas a abrigos temporários, como estipulam os protocolos de proteção civil.

     A autoridade acrescentou que todos os serviços públicos seguem operando normalmente e que as instalações estratégicas não sofreram danos significativos, enquanto as autoridades continuam a avaliação de todos os imóveis com relatórios de danos.

     O abalo de magnitude 7,4 que atingiu o sul do México ocorreu às 12h02 locais (15h02 de Brasília), na província de Oaxaca. O epicentro se localizou a 25 km da cidade de Ometepec e a 186 km do balneário de Acapulco.

     O presidente do México, Felipe Calderón, disse que não houve relatos de grandes danos.

     Uma passarela de pedestres caiu sobre um micro-ônibus na localidade de Azcapotzalco. O veículo estava vazio e o motorista teve apenas ferimentos leves.

     O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico disse que o tremor, ocorrido no continente, não iria gerar um tsunami destrutiva, mas que havia a possibilidade de algumas grandes ondas localizadas.

     O tremor foi sentido na Cidade do México, onde prédios tremeram e funcionários correram para as ruas, em pânico.

     Linhas de celular caíram, e houve confusão no trânsito.

     O prefeito da cidade, Marcelo Ebrard, disse no Twitter que os sistemas de água e outros serviços essenciais não foram afetados.

     Por meio de sua conta no Twitter, ele disse que sobrevoou a cidade e não viu grandes estragos.

     Equipes da Defesa Civil estão visitando alguns dos pontos mais vulneráveis da cidade para avaliar os eventuais danos do tremor.

     O Serviço Geológico inicialmente havia avaliado o tremor em magnitude 7,9, mas depois o revisou para 7,6 e, depois, 7,4.

Fonte: Do G1, com agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário