Uma pesquisa histórica regional do processo cultural do século XX
Entendemos que a mais bela forma de expressão do ser humano se manifesta pelos caminhos da literatura. É através dela que podemos retratar o mundo real e imaginário ao resgatar o retrato das origens da história dos homens com possibilidades ilimitadas da vida.
Ao ler a obra de Vilmar Bagetti, sob o título: Você já pensou morar numa pequena comunidade? Percebi a sua narrativa dizendo coisas fantásticas no resgate memorial do mundo encantado, nas lutas das comunidades desbravadoras no passado, contando histórias com simplicidade vivida intensamente pelo autor.
O autor Vilmar Bagetti, professor e historiador foi feliz na criação de sua obra, sendo um belo histórico documentário que imortaliza acontecimentos, fatos e pessoas de uma época, pois a obra caracteriza uma literatura de gênero puro na sua historicidade, ela expressa a magia da arte pela palavra do autor, levando o leitor a imaginar o espaço pelos diálogos, colocando o espírito da cultura da época com profundidade.
O livro constrói uma história no tempo e no espaço regional na região noroeste do Rio Grande do Sul com os desígnios de uma sociedade, utilizando muitos personagens como prefeitos, vereadores, comerciantes, produtores de todas as áreas, trabalhadores, entidades, associações, mas ele focou profundamente a área educacional em todo o contexto, com lideres e professores no desenvolvimento da civilização comunitária desde as origens até nossos dias.
O autor mostrou a obsessão de seu sonho de escrever um livro, com a imagem do romântico enriquecendo com a presença de pessoas do povo, numa luta política de administrar a sociedade, que conduziu num processo de crescimento econômico e sócio/cultural, da região celeiro no século passado.
A obra relata a epopeia de luta das famílias que formaram as primeiras comunidades das localidades do interior, como diz o título: Você já pensou morar numa pequena comunidade? Pois graças à habilidade do professor Vilmar Bagetti, ele consegue ilustrar tão verdadeiramente aos anais de um passado ainda no anonimato, importante para a história do futuro, como um documento imortal.
A vida de Campo Novo e Bom Progresso foi o alvo tornando o enfoque de sua escrita, que qualifica a capacidade do escritor, traduzido com fidelidade as acirradas lutas de sobrevivência e pelo poder de organizar, formando pequenos núcleos urbanos, que surgiam no começo do século passado, destacando a ousadia do autor em abordar temas tão apaixonantes e polêmicos como os enfrentamentos políticos que resultavam em embates, como o que ocorreu na década de 60 e 70 no século passado.
A importância de suas ideias nos relatos são posições imparciais caracterizando uma fuga de projetos autoritários e seu grande amor pela vida democrática, ao citar seus personagens presentes em todas as relações vividas com sonhos e liberdade num estilo de vida do indivíduo e da família.
Reconheci no professor Vilmar Bagetti a sua dedicação na busca de um espaço como pensador na área da literatura, pela sua preocupação com a vida existencial humanista; pois sentimos nele uma reflexão visivelmente através da expressão de sua obra colocando a vida como essência, acima de qualquer ideal. Ele expressa com a alma o mundo de seus personagens refletindo a história cultural do coletivo.
A obra, Você já pensou morar numa pequena comunidade? ela trata sobre os assuntos que investiga as lutas e a vida em Bom Progresso e Campo Novo, na região noroeste do Rio Grande do Sul, Brasil. A sua linguagem é de forma simples e agradável para o leitor, e rica de uma intuição mística das origens, história pura, que comunga de uma consciência, com intensos conceitos universais da nossa cultura em formação.
A riqueza da obra opera-se com a presença dos fundadores, que são os primeiros habitantes na cultura da erva mate, os índios e posteriormente os imigrantes na construção do seu mundo de forma idealizadora da sua história. Ele trata o homem como verdade da vida, abordando um projeto de luta por uma sociedade ideal de paz, uma realidade humana justa.
Vilmar Bagetti, soube contemplar as coisas simples e olhar com sabedoria para torná-la uma grande obra. Pela sua obra senti a sua capacidade de ler o mundo e delimitar o homem no percurso da existência histórica de época. O seu espírito crítico original situa-se no refúgio da liberdade, perpassa entre uma filosofia humanista dentro das formas idealistas do homem moderno.
A obra, Você já pensou morar numa pequena comunidade? imortalizou grande resgate memorial que estava no anonimato.
Por: TEOBALDO BRANCO
Fonte: PORTAL ijuhy.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário