Júlio de Castilhos
Os alunos da rede municipal de ensino tiveram um dia bastante especial nesta segunda-feira, 31. O projeto Astronomia na Escola, através do Observatório BioAstronômico COSMOS, atenderá hoje aproximadamente 1.100 alunos da rede municipal.
Ele tem por objetivo estimular o interesse dos alunos pela Astronomia e Ciências afins de maneira a apoiar e complementar as disciplinas do currículo escolar com atividades criativas, sendo uma ferramenta para as escolas que procuram aperfeiçoar o ensino, e como tal, favorecem ao aluno a melhor compreensão das questões da Física, Matemática, Química, História, entre outras, através da experimentação lúdica e interativa. O projeto colabora na erradicação do analfabetismo científico auxiliando a formação de cidadãos engajados na globalização de atitudes positivas para com o Planeta Terra. Segundo os organizadores, o projeto itinerante constitui-se como uma iniciativa de apoio às Escolas evitando o deslocamento de seus alunos (pequenos grupos) proporcionando assim o atendimento ao grande grupo (alunos, professores e funcionários) no próprio ambiente escolar.
O projeto está acontecendo no ginásio Mário Vilamil de Vargas e sua vinda foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. São realizadas muitas atividades, como palestra-show de ciência, exposições Brasil no Espaço e Conquista do Homem na Lua, oficinas de astronomia e lançamento de foguetes de motor e de água. Estão no município o diretor do Observatório, Hernan Mostágio, e a diretora do acervo, Roberta Ávila. O prefeito também acompanhou a abertura da atividade e assistiu parte do projeto. A atividade faz parte da Semana da Ciência e Tecnologia.
Fonte: Sonaira Canterle
Com informações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário