terça-feira, 18 de outubro de 2011

Por ameaçar testemunhas, índio é preso durante julgamento em Cuiabá

Xavante acusado de matar chefe da Funai é preso durante julgamento  (Foto: Reprodução /TVCA)
Xavante acusado de matar chefe da Funai é preso
durante julgamento (Foto: Reprodução /TVCA)

     Policiais federais prenderam nesta terça-feira (18)  um cacique Xavante durante julgamento do indígena, que é acusado da morte de um funcionário da Funai de Água Boa, a 730 km da capital, no dia 26 de setembro de 2001.
     O cacique foi preso a pedido do Ministério Público Federal que entendeu que a principal testemunha de acusação não compareceu ao julgamento por ter sido coagida pelo indígena. “Considerando que é a testemunha ocular do fato, a sua ausência é extremamente prejudicial ao julgamento. A testemunha já havia afirmado ter sido ameaçada de morte pelo acusado”, disse o procurador Marcellus Barbosa Lima, pouco antes de pedir a prisão do índio xavante.
     O juiz José Pires da Cunha acatou o pedido do procurador. Marcellus Barbosa Lima pediu ainda que o cacique fique preso até que as testemunhas sejam localizadas e compareçam em juízo para testemunhar no julgamento. A defesa contestou o pedido de prisão e afirmou que a prisão do indígena é uma arbitrariedade. O julgamento foi suspenso.

O caso 

     O acusado foi denunciado por homicídio qualificado pelo Ministério Público Federal e chegou a ser preso como o autor do crime. No entanto, em 2006 conseguiu a liberdade por meio de liminar. Conforme consta da denúncia, o índio era na época cacique da aldeia Tritopa, em Água Boa, onde o servidor Floriano Márcio Vieira Guimarães fazia a demarcação das terras.
     A vítima, o cacique e um outro indígena foram até a cidade de Nova Nazaré, a 269 km de Cuiabá, e a caminho da aldeia Tritopa a vítima foi degolada pelo cacique da tribo com um canivete, de acordo com a denúncia do Ministério Público. O corpo de Floriano Márcio Guimarães foi encontrado na aldeia por um indígena. A motivação do crime seria por disputa de terras na região.

Fonte: Do G1 MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário