terça-feira, 18 de outubro de 2011

Qualidade das palestras e grande participação do público fizeram o sucesso 13° Sefaz Debate


     A presença maciça dos Técnicos do Tesouro do Estado deu o tom ao 13° Sefaz Debate. O evento anual promovido pelo Afocefe Sindicato, neste ano, contou com a participação de mais de 300 inscritos, vindos dos mais diversos municípios do estado.

     Em sua 13° edição, o Sefaz Debate abordou a sustentabilidade financeira do Rio Grande do Sul, e foi abrilhantado com a presença de importantes figuras da política e da área financeira e tributária do país. 
     Na abertura do evento, o Governador do Estado, Tarso Genro, falou sobre o atual momento econômico. Segundo ele, o momento que o Brasil passa exige um olhar aprofundado em relação às funções do Estado. Para ele, a administração pública deve contemplar equilíbrio das finanças e investimentos em infraestrutura, saúde, educação e segurança. Enfático, falou não acreditar em reforma tributária. “Temos que preparar o estado para uma transição na questão tributária”, disse.
     Em seu discurso, o presidente do Afocefe Sindicato, Guilherme Campos, frisou a importância de aumentar a arrecadação do estado, ao investir em melhorias nas condições de trabalho dos Técnicos do Tesouro e na aparelhagem dos Postos Fiscais e Turmas Volantes. "O estado cresce e a capacidade de investimentos ainda é insuficiente", salientou. Ressaltou que a presença do estado é fundamental para coibir a sonegação. “O concurso público para Técnico do Tesouro é imprescindível para suprir a carência na fiscalização nos Postos Fiscais e Turmas Volantes”, salientou.
     O Secretário da Fazenda, Odir Tonollier, também participou do evento. Em sua fala, cumprimentou o Afocefe pelo evento. O estado passa por problemas estruturais e os servidores públicos ligados ao fisco precisam ter clareza sobre como enfrentar esses problemas. “A má situação das contas do estado reflete em todos os campos. Temos a obrigação de reverter estes índices negativos”, afirmou.
     Ainda no período da manhã, houve o pronunciamento do presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde. Segundo ele, não é possível continuar nos marcos atuais de transferência de recursos, o que inviabiliza o orçamento. Para ele, é possível identificar um bom gestor à medida em que se enxerga no orçamento o que estava no discurso. "O cidadão só reconhece o serviço da fazenda quando sua vida melhora".
     Participaram do painel na parte da manhã o economista da Fundação de Economia e Estatística (FEE) Alfredo Meneghetti, o deputado federal, Jerônimo Goergen, representando a Comissão de Finanças da Câmara Federal, além dos deputados estaduais Altemir Tortelli, Raul Carrion e Zilá Breitenbach, que representou a Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa.
     No período da tarde, foram apresentados os relatos dos Sindicatos que representam a mesma categoria dos Técnicos do Tesouro em outros estados da Federação. Representantes do SINDIRECEITA e dos estados de Roraima, Rondônia, Minas Gerais e Amazonas falaram ao público sobre as experiências positivas e sobre as dificuldades vividas pela categoria em outras regiões do país.

sefaz1.JPG

Fonte: AFOCEFE SINDICATO / Técnicos do Tesouro - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário