terça-feira, 18 de outubro de 2011

Cinzas de vulcão do Chile avançam para o Norte do RS

Cinzas de vulcão do Chile seguem sobre o RS nesta terça-feira
Crédito: Fernando Mainar / MetSul / Especial / CP

     As cinzas vulcânicas que chegaram ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, seguem sobre o Estado na terça. O material expelido pelo complexo vulcânico Puyehue, no Chile, avança para o Litoral Norte e a Serra e atinge, ainda, Santa Catarina.
     Partículas em suspensão nas camadas baixas da atmosfera alcançaram Porto Alegre por volta das 17h. Rapidamente, a visibilidade diminuiu na cidade e caiu para 6 mil metros em poucos minutos. O aspecto era de uma névoa. 
     Carregadas pelo vento que sopra de Sul, as cinzas chegam ao Sul de Santa Catarina no decorrer da terça. Ainda há material vulcânico na atmosfera no Norte da Argentina, que deve ser transportado por correntes de vento de Oeste para Leste em direção ao RS. 
     O sol novamente predomina, apesar da presença de nuvens no céu. A nebulosidade deve aumentar em áreas dos Aparados e junto ao Litoral Norte, não se descartando instabilidade isolada no Nordeste do Estado. O ar seco favorece grande amplitude térmica com frio na madrugada e marcas agradáveis à tarde. 
     Segue mais quente no Oeste e no Noroeste. Da tarde para a noite o vento sopra de Leste moderado. As mínimas chegam a 6°C, em São José dos Ausentes; e 8°C, em Bagé, Vacaria e Santa Rosa. Esta última também deve registrar o maior calor do RS, com máxima de 29°C.
     Em Porto Alegre, a previsão é de 12°C ao amanhecer. No decorrer do dia, há aquecimento, mas os termômetros não ultrapassam os 23°C.

Fonte: Correio do Povo, com informações da METSUL

Nenhum comentário:

Postar um comentário